Atenção servidor: se você nasceu em janeiro, realize a sua prova de vida

janeiro 15, 2025

Se você é servidor público aposentado e pensionista e faz aniversário no mês de janeiro, chegou a hora de realizar a prova de vida obrigatória.

Se você é servidor público aposentado e pensionista e faz aniversário no mês de janeiro, chegou a hora de realizar a prova de vida obrigatória. O procedimento é necessário para enviar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo que você continue recebendo o seu benefício sem interrupções.

Os aniversariantes deste mês devem realizar o procedimento até o dia 31 de janeiro. Quem não o fizer, poderá ter o pagamento da aposentadoria ou pensão suspensa. O procedimento é obrigatório para servidores públicos aposentados, pensionistas ou anistiados políticos civis.

A realização da prova de vida pode ser feita de forma rápida e prática, seja presencialmente ou on-line:

Prova de Vida Presencial:

  • No Órgão Público: Compareça ao balcão de atendimento da unidade de gestão de pessoas do seu órgão público;
  • No Banco: Vá a uma agência do banco onde você recebe seu benefício. É necessário apresentar um documento oficial com foto (como RG ou CNH) e CPF.

Prova de Vida Digital:

  • Requisitos: É necessário ter a biometria cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou na Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para que seja realizado o reconhecimento facial.
  • Aplicativo: Utilize o aplicativo SouGov.br, disponível apenas para servidores federais, que permite a comprovação da vida. Embora haja um site para desktop, a versão para computadores não oferece a opção de realizar a prova de vida.

Se você estiver impossibilitado de comparecer pessoalmente ou usar a prova de vida digital, entre em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas vinculada para obter orientações sobre como proceder.

Dúvidas e Suporte

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Anasps pelo e-mail anasps@anasps.org.br ou pelo WhatsApp (61) 3322-4807. Além disso, nossa equipe de atendimento de gestão de pessoas está disponível para auxiliar no recadastramento em situações excepcionais ou na reativação de benefícios que foram suspensos devido à falta de recadastramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *