Associação de Mulheres e Jovens apresenta trabalhos em live


A Associação de Mulheres e Jovens do Pau Brasil e Rocinha (Amjopar), em São José de Mipibu, realizou neste sábado (19) uma live do encerramento das atividades realizadas com as crianças e jovens atendidos pela entidade nos grupos de dança e música. A apresentação costuma reunir a comunidade, mas em virtude da pandemia do coronavírus, precisou ser exibida no formato virtual.


Foram apresentadas dança do Carimbó pelo grupo Encantus, encenação natalina sobre o sentido do Natal e a banda do Grupo Tocando Sonhos, com flautas e bateria. Todas as atividades são ministradas por voluntários, como Leonardo Silva, que comanda o grupo Tocando Sonhos. “Eu aprendi a tocar bateria sozinho no começo. Depois fiz um curso oferecido pela Escola de Música da UFRN. Também aprendi sozinho um pouco de flauta. Então eu busco repassar o pouco que sei para essas crianças e desejo que possam aproveitar bastante, descobrir seus talentos e quem sabe até seguir profissionalmente”, disse o instrutor.


A associação não tem condições de pagar os instrutores, mas a presidente da entidade, Eliana Cardoso, explica que nada impede que surjam “padrinhos” para ajudar esses instrutores de alguma forma. Os instrumentos musicais foram adquiridos a partir de penas pecuniárias, que é uma punição dada a condenados por crimes de menor potencial ofensivo com o pagamento em dinheiro. O Poder Judiciário destina esses recursos a iniciativas como a da Amjopar.


“Nosso trabalho vai além e conta com artesanato também, com peças produzidas pelos membros da associação, em grande parte, mães de família. Comercializamos em feiras e recebemos encomendas também. Nos grupos artíticos, nossas crianças ensaiam todo o ano e temos tambêm o pastoril. Na dança também inventam as coreografias sozinhas às vezes e também as apresentações teatrais”, relatou Eliana Cardoso. O figurino das dançarinas conta com a criatividade de Eliana e das outras mulheres da associação, reutilizando materiais como pano de guarda-chuvas.


Com a pandemia do novo coronavírus, as atividades com as crianças e jovens ficaram suspensas e estão sendo retomadas aos poucos. A apresentação dos trabalhos foi então realizada para que todos pudessem assistir de qualquer lugar via internet. “Geralmente a gente apresenta para toda a comunidade e faz uma confraternização com todos os membros, mas como esse ano não foi possível, nós fizemos a live e esperamos que tenhamos conseguido mostrar um pouco do nosso trabalho”, frisou a coordenadora dos grupos artísticos da Amjopar, Sheila Damasceno.


Para conferir a live da Amjopar, basta acessar https://www.facebook.com/elicarbar/videos/325042001851124/?app=fbl

(Por Francicláudio Oliveira- Fotos Cedidas)

3 Pessoas comentaram
Aecio Medeiros

Verdadeiro show! Parabéns à todos participantes.

Terezinha Tomaz

Cultura popular não deve ser esquecida.

Grace Kelly

Bravo!participação da comunidade do pau brasil atuante … dona Eliana sempre envolvendo a todos com grande dedicação

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.