Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

janeiro 21, 2024

Aos homens, que no fogão querem as Amélias e na cama as putas

Bruna Torres – Autora e jornalista Esses dias me vi reflexiva sobre relacionamentos, sobre o que os homens esperam e o que as mulheres desejam buscar em um companheiro.

Bruna Torres - Autora e jornalista

Esses dias me vi reflexiva sobre relacionamentos, sobre o que os homens esperam e o que as mulheres desejam buscar em um companheiro. Aos homens, socialmente e culturalmente falando, os relacionamentos são mais fáceis, práticos, alguns são voláteis e, simplesmente, abandonam tudo, a mulher,o filho, que danem-se, e recomeçam a vida.

Se perguntarmos a um homem: - O que uma mulher ideal?

Acho que automaticamente, em muitos deles, vêm na mente o ‘cuidado’, uma mulher carinhosa, cuidadosa, que seja boa amiga…

Ah, quem de nós não quer ser ouvido e bem cuidado, né? Mas, em muitos casos, esse papel de cuidado feminino está relacionado ao cuidado com a casa, com as crianças e o 'bicho homem', claro.

Deparei-me com uma figura clássica do homem inseguro, recém-separado, com filhos, ansioso por um novo relacionamento. Já estava fantasiando comigo, indo morar sabe-se lá Deus onde... Talvez, juntar nossos ‘panos de bunda’, nossos filhos, e simplesmente, sabe-se lá como, sobreviver. Fiquei incrédula de que ele tinha entre seus planos, o papel do marido provedor e da mulher, zeladora pelo lar.

Fiquei chocada, afinal, ele só tinha 30 anos e eu 27. Há menos de uma semana que havia nos conhecido. Recebi dos amigos(as), nas minhas redes sociais, várias "bandeiras vermelhas" como sinais de alerta sobre o futuro relacionamento.

Eu, logo eu, dedicada à minha filha, meus estudos, minha profissão... sendo idealizada e reduzida ao papel de Amélia. Dentre tantos choques de realidade, me vi pensando sobre todas as coisas que fazem um homem entrar em um relacionamento, e os motivos para existirem tantas mulheres solteiras.

Muitos homens não amam as mulheres, apenas amam os papéis que socialmente e culturalmente elas executam: seja uma babá, uma cozinheira, terapeuta, passadeira, lavadeira, dentre tantas atribuições.

Essa mulher, seria uma companheira sobrecarregada, sem tempo nem ir a um salão, para botar a depilação em dia. Tendo que fazer essa higienização, batendo gillete no azulejo do banheiro, para estar limpa, disposta e pronta para o sexo. Afinal, para ele, seria esse o papel da mulher?

Esses homens anulam suas mulheres e diminuem outras para que a ‘sua mulher’ não seja igual as mulheres que eles admiram.

“-Gosto de mulher natural, sem alongamento de cílios, sem roupa curta, sem bronze de fita, ‘cabelo esticado a força", comenta.

A parte mais irônica disso tudo é que geralmente, esse é o tipo de mulher favorita deles, que eles endeusam, adoram curtir fotos nas redes sociais. Mas com sua mulher, procuram anular.

Alguns, apenas não querem que sua mulher sejam tão endeusada e desejada quanto as que eles adoram ver como um objeto sexual. As putas na cama, as Amélias no fogão, cozinhando, passando roupas, dando tudo de si por um relacionamento que, por vezes não há confiança, diálogo e nem um relacionamento honesto.

Onde as mulheres têm um parceiro para dividir a vida, a cama, as contas e os afazeres da casa. Foi isso que me peguei pensando sobre relacionamento. Quero alguém sem pressões, opressões, sem minha vaidade incomodar, sem a beleza que é admirada, ser ofuscada por alguém inseguro e que diminui a mulher para caber dentro de si. Para eles, putas são as que dançam, bebem e se divertem em festas. Que usam roupas provocantes, que são independentes, mães solos, que não querem homem para bancá-las, pois elas já são autossuficientes.

Pessoas pequenas giram em torno de seus mundos ainda mais minúsculos.

Reforcei para o ‘querido’ que sou uma mulher 'foda', que amo meu trabalho, minha liberdade, meus amigos, minha vida. Que tenho um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tenho uma linda filha, livros e contas para administrar.

Sou uma mulher que busco alguém leve, para conhecer aos poucos, sem a pressa de ‘juntar panos de bunda’, de viver momentos, de interagir em vários ambientes antes, de definir como ‘namorado’.

Muitas mulheres estão sozinhas, dentro de suas casas, com suas camas frias, dormindo ao lado de homens que já se empenharam em conquistá-las, mas se apropriaram de seus brilhos e as deixaram foscas. Hoje, tenho o discernimento para enxergar ciladas com mais propriedade. Não estou desesperada por homem algum, apenas, para dizer que tenho um namorado, só para preencher alguma lacuna de posição social.

Estou bem até demais com meus projetos, com meus sonhos e metas. Vez ou outra, que me atrevo a sair da minha zona de conforto e algumas coisas acontecem, mas aprendi a colocar pontos finais no que jamais devem ter sequer uma vírgula.

Quero um companheiro que me queira da mesma forma, para viver, conhecer, desfrutar de um pôr do sol em Genipabu tomando um drink, tomando caldo de cana na feira, ou até mesmo, para jantar num lugar chique e usar roupas elegantes, ao menos nessa noite.

Quero alguém que não me faça deixar de brilhar, mas que brilhe junto comigo. E como eu disse, sou foda demais para ser reduzida a um papel de gênero. Adoro limpar meu quarto, arrumar as coisas, cozinho muito bem (quando eu quero), mas a vida a ser explorada vai além de ficar só vivendo para o outro e deixando de cuidar de si.

Acredite sempre no seu poder de brilhar, mulher! Não jogue glitter em homens foscos. Eles são o que são. Opacos e pequenos, sendo gananciosos ao quererem mulheres das quais eles não têm cacife para lidar.

2 respostas para “Aos homens, que no fogão querem as Amélias e na cama as putas”

  1. Jaque disse:

    Muito nescessaria!Super me identifiquei sobre querer alguém que me queira da mesma forma pra viver coisas simples ou até chiques,mas sem estar de fato desesperada pra um relacionamento a ponto de aceitar qualquer coisa. Acredito que quando temos essa noção,fica mais difícil cairmos em ciladas e nos tornamos foscas.

  2. Angela disse:

    Excelente, as mulheres evoluíram e muitos homens ainda estão em séculos atrás.