Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

agosto 11, 2020

ABSURDO Acionada por interventor do IFRN, PMs agridem e intimidam estudantes na reitoria

Policiais militares agrediram estudantes e servidores do IFRN nesta terça-feira (11) durante um protesto pacífico contra a intervenção na instituição que já dura mais de três meses.

Policiais militares agrediram estudantes e servidores do IFRN nesta terça-feira (11) durante um protesto pacífico contra a intervenção na instituição que já dura mais de três meses. Quatro viaturas da Polícia Militar e uma unidade da Polícia Federal foram acionadas pelo interventor Josué de Oliveira.   Além de spray de pimenta, alunos foram agredidos fisicamente. Um estudante identificado como Silas teve os óculos quebrados e mostrou marcas de arranhões nos braços provocadas por um policial. Telefones celulares também foram confiscados. A PM deu ordens para ninguém entrar nem sair da reitoria.

  A comunidade do IFRN não aceita a gestão do reitor pro-tempore Josué de Oliveira, nomeado pelo ex-ministro da Educação Abrahm Weintraub em 20 de abril à revelia do processo eleitoral que escolheu em dezembro do ano passado o professor de Educação Física José Arnóbio de Araújo como reitor.   Um grupo de professores e de estudantes se dirigia até a delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência em razão das agressões. O Sinasefe colocou a assessoria jurídica à disposição para auxiliar na defesa.  

O presidente da rede de grêmios do IFRN Felipe Regif afirmou que o protesto foi pacífico e todas as informações dos participantes haviam sido prestadas na portaria: “Os relatos dos policiais foram que o reitor interventor justificou que estava ocorrendo depredação ao patrimônio público, mas tudo estava sendo pacífico. Todos os 30 estudantes aqui presentes deram seus nomes e matrícula na portaria do prédio. Nada justifica essa ação agressiva”, afirmou.  

Além disso, Regif afirmou que ao contatar o Governo do Estado, os policias receberam ordem de retirada do prédio. No entanto, permaneceram na frente com o mesmo comportamento.

Durante o momento da entrevista, os policiais solicitaram que duas estudantes do IFRN os acompanhassem até a delegacia. A intenção seria servir de testemunha.   A vereadora de Natal Divaneide Basílio (PT) informou pelas redes sociais que entrou em contato com o Governo do Estado e confirmou a informação da ordem da governadora Fátima Bezerra para que os policiais se retirassem do prédio.

Matéria e foto Potiguar Notícias

Os comentários estão desativados.