Abatedouro de Nova Cruz terá obras retomadas; enquanto isso, São José de Mipibu aguarda o seu equipamento para abate

janeiro 17, 2025

O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira 16, a retomada das obras do abatedouro público de Nova Cruz.

O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira 16, a retomada das obras do abatedouro público de Nova Cruz. A unidade atenderá municípios do Agreste e Litoral Sul e terá capacidade para abate de bovinos, suínos, caprinos e ovinos. Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), o prazo para conclusão da obra é de seis meses, mas a expectativa é de que seja finalizado em cerca de três meses. O contrato para concluir o projeto é de R$ 258 mil.

“O abatedouro foi projetado com infraestrutura moderna e equipamentos adequados para garantir a qualidade das carnes e atender às exigências legais. A estrutura beneficiará a saúde pública, com o fornecimento de carne de origem certificada, e fortalecerá a economia local, gerando trabalho e renda”,

A retomada das obras do abatedouro de Nova Cruz era uma demanda antiga dos produtores da região, que enfrentavam dificuldades para realizar abates em condições adequadas. Com a nova unidade, espera-se fortalecer a economia local e garantir a qualidade da carne para a população.

“Cerca de 80% do projeto já foi executado. Todos os equipamentos, incluindo a câmara fria, já estão instalados. Trabalharemos para entregar o mais rápido possível, pois o recurso do contrato está garantido”, afirmou a governadora.disse.

SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Secretário Municipal de Agricultura, José Eduardo Sales

Enquanto isso São José de Mipibu, município com 47.286 mil habitantes de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aguarda o seu abatedouro para beneficiar os mipibuenses.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, José Eduardo Sales, "o prefeito José Figueiredo já conseguiu os recursos para construção de um abatedouro em São José de Mipibu, que deverá ser iniciado ainda este ano", disse.

E explicou: " A Prefeitura Municipal deverá entrar com um processo de desapropriação do terreno, na comunidade da Malhada e solicitar aos órgãos competentes, as licenças necessárias para a construção de um moderno abatedouro, no município".

FECHAMENTO DO ABATEDOURO

Em 20 de outubro de 2012, o blog Daltro Emerenciano publicou esta notícia: "A cidade de São José de Mipibu amanheceu com a notícia do fechamento do Matadouro Municipal, local já considerado impróprio para o manuseio e beneficiamento da carnes destinadas ao consumo humano.

Localizado em uma área de preservação ambiental, o abatedouro apresenta perigo para a saúde da população e animais existentes nas proximidades. A medida tomada pelo IDEMA( lacrar o local) foi acertada.

A atual gestão chegou a ser contemplada com recursos financeiros suficientes para se construir um novo abatedouro no município mas infelizmente a obra  não foi executada devido a exigências burocráticas, conforme informações.

Em contato com Prefeitura Municipal na manhã de hoje(19), fiquei sabendo que nenhuma medida será tomada para que seja viabilizado um plano emergencial para os usuários do Matadouro Municipal.

A Secretaria Municipal de Agricultura do Município de São José de Mipibu tem o dever de alertar a população sobre a realidade das carnes ofertadas na feira livre da cidade, zelando pela integridade da saúde de todos e, da mesma forma, buscar respostas rápidas para o problema.

As autoridades não devem encarar o fato como uma normalidade, o fechamento do Matadouro Municipal não oferece risco nenhum para a população, mas a  permissão para que carnes sejam comercializadas na feira livre da cidade sem nenhum controle sanitário é algo que precisa ser levado a sério. É uma questão de saúde pública".

2 respostas para “Abatedouro de Nova Cruz terá obras retomadas; enquanto isso, São José de Mipibu aguarda o seu equipamento para abate”

  1. Fátima Freire disse:

    Vocês já pararam pra pensar e vê onde está o abate dos Animais das Carnes que os Mipibuenses levam pra sua mesa?
    Não entendo?
    Desde 2012? Que não é tomada uma providência pra esse absurdo?

  2. Fátima Freire disse:

    Falar em IDEMA?
    E no Setor de MEIO-AMBIENTE da Prefeitura Municipal, esse terreno que foi devastado na Localidade do Morgado+ antigo terreno do Prof. Tamires), e ainda por cima, a Nascente ou o Olheiro que existe lá, foi aterrado? Grande CRIME AMBIENTAL?
    CADÊ A FISCALIZACÃO?