A presença dos vitrais na Igreja Matriz de São José de Mipibu
Por José Alves – Jornalista e historiador As igrejas católicas, especialmente as mais antigas, são conhecidas por seus vitrais ornamentados e elaborados.
Por José Alves - Jornalista e historiador
As igrejas católicas, especialmente as mais antigas, são conhecidas por seus vitrais ornamentados e elaborados. Vitral é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos rejuntados ou pinturas que, normalmente, retratam cenas religiosas, personagens, brasões, ornamentos...
Quem visita a centenária Igreja Matriz de São José de Mipibu se admira com os vitrais que embelezam o templo. Além das imagens retratadas nos vitrais que contam histórias bíblicas, também, eram comum que os vitrais trouxessem o brasão da família, geralmente, senhores de engenho, que doaram dinheiro ou outra benfeitoria para a Igreja.
Mas por qual motivo algumas igrejas possuem vitrais? Os vitrais são muito mais que só beleza, tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler. Os vitrais, portanto, eram essenciais para guiar o povo de acordo com os ensinamentos religiosos através das figuras ilustrativas.Os vitrais eram, então, essenciais para guiar os fiéis nos ensinamentos religiosos, através das figuras ilustrativas que atraiam fiéis para a igreja.
Os últimos dois paroquiados, do Pe. Matias Soares (2010-2016) e do Pe. José Lenilson de Morais, atual pároco, foram marcados pela conservação deste patrimônio histórico, religioso e cultural da centenária Igreja Matriz de São José de Mipibu.
Um dos exemplos de vitrais mais famosos do Brasil está na Catedral de Brasília, projetada por Oscar Niemeyer. As peças foram idealizadas por Marianne Peretti, considerada a maior vitralista do Brasil.