MÃO NA RODA
Cristóvão Cavalcante – Escritor da história de São José de Mipibu (atualmente, radicado no Rio de Janeiro) Você em algum momento já falou: esse ditado popular: Foi uma “mão na roda!” Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
Cristóvão Cavalcante – Escritor da história de São José de Mipibu (atualmente, radicado no Rio de Janeiro)
Você em algum momento já falou: esse ditado popular: Foi uma "mão na roda!" Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional. “Botar a mão na roda” significa ajudar, ser prestativo, apoiar.
Dizem que o termo teve origem na época em que os veículos tinham tração animal e quando atolavam a única saída era pedir auxilio a outras pessoas que num esforço conjunto, onde todos colocavam a “mão na roda”, conseguiam liberar o veículo. Daí o sentido adquirido de ajuda num momento ou situação de grande importância.
Antes da roda, os produtos eram carregados em lombos de animais ou nas pessoas. As vezes por embarcações à remo. Foi o caso do Rio Nilo, fundamental na formação e desenvolvimento do Egito Antigo. O rio foi uma fonte de água, alimentos e transporte para os antigos egípcios.
As pirâmides foram construídas em um período em que florescia no Egito uma civilização rica e poderosa
Os construtores das pirâmides usavam a força humana e a criatividade. A roda - uma das invenções mais importantes da humanidade. Tanto que é difícil imaginar o mundo sem ela. A roda surgiu da necessidade de homem transportar objetos pesados, como grandes rochas e troncos de árvores.
Antes, porém, outros povos já utilizavam a roda de modo rudimentar. Vestígio mais antigo do uso da roda em veículos de tração animal, foi encontrado em um desenho de uma carroça numa placa de argila encontrada, na Sumária (Mesopotâmia) de 3.500 a C
Antes de encontrar os vestígios mais antigos, na Sumária e Mesopotâmia (atual Iraque e a região), hoje Polônia.
A roda alavancou o progresso gradativamente. Sem ela o homem não iria muito longe. As principais fontes de energia que usamos hoje, precisam dela.
Como você acha que seria o mundo se a roda não tivesse sido inventada? A roda mudou a história da humanidade ao permitir o transporte de produtos de forma mais fácil e eficaz. Trata-se de uma das invenções mais importantes da humanidade. Tanto é verdade, que é difícil imaginar o mundo sem ela.
Se observarmos o mundo gira através dela. Foi através da roda, que as ciências primitivas deu início a tudo em nossa vida. Na roda gira os quatro elementos: Água, Terra, Fogo e Ar.