ARTIGO; Prefeitura poderia transformar o mercado num centro gastronômico e turístico de São José de Mipibu
Vou pegar o gancho de um texto publicado por Júnior Rebouças e um comentário da senadora Zenaide Mais que esteve, recentemente, em São José de Mipibu, para escrever este artigo e dar o meu ponto de vista.
Vou pegar o gancho de um texto publicado por Júnior Rebouças e um comentário da senadora Zenaide Mais que esteve, recentemente, em São José de Mipibu, para escrever este artigo e dar o meu ponto de vista.
Diz Rebouças em seu texto: "Mercado público em essência, é um equipamento comercial que serve como abastecedor alimentício para as grandes e pequenas cidades. E este mesmo equipamento, continua sendo elo fundamental nas relações comerciais, culturais e sociais, entre comunidades e até cidades vizinhas".
"Além de impulsionador da economia local, o Mercado Público funciona como fator de sociabilidade e vitalidade para as pessoas que ali frequentam, pois promove os inevitáveis encontros e interações diárias, só possíveis através da atividade de compra e venda de mercadorias e produtos ou nos boxes de comida, saboreando ou vendendo alguma iguaria da nossa culinária local e nordestina", diz.
Os mercados estão sendo transformados em lugares turísticos
E comenta sobre o Mercado Público de São José de Mipibu: "O mercado é parte viva da economia, da história e da cultura e ao longo de sua existência, continua impactando nas transformações da cidade. Mas, as condições sanitárias, de higiene, iluminação, segurança, acessibilidade e o layout dos boxes em meio as bancas e sacarias, são precaríssimas".
E sugere: "após imperiosa e necessária reforma, o poder público, poderá transformar o novo mercado num centro gastronômico e turístico em Mipibu, gerando riqueza para o município e oportunidade de trabalho para o povo de Mipibu".
APOIO
Em recente visita ao município de São José de Mipibu, a senadora Zenaide Maia, foi recepcionada pelo prefeito José Figueiredo com um café no mercado público. Em contato com uma feirante, a parlamentar externou: "Estou visitando o mercado e vendo o que a gente pode apoiar para melhorar aqui".
A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu poderia discutir com os locatários, representantes da CDL, Sebrae e pessoas interessadas no assunto as transformações necessárias para o mercado público. Elaborando projetos e articulando-os às transformações que envolvem a alimentação buscando as mudanças para ceder lugares novos e seletivos (turísticos) de alimentação naquele espaço urbano.
Em algumas cidades, os mercados estão sendo transformados em lugares(turísticos) consumidos por muitos que esperam encontrar neles o diferente, isto é, aquilo que traduzia costumes, histórias, saberes e tradições locais
É assim que esses locais tradicionais são revitalizados, tornando-se atrativos para os nativos e os “de fora”, renovado e se transformando o perfil estético do mercado, como a nova fachada e outras melhorias, se adequando aos novos tempos.
Editor do canal RB Opinião
Aredito que precisaria de um fluxo maior de pessoas diariamente para que esse mercado gastronômico se viabilizasse. Como o fluxo que ocorre aos.sábados.em função da feira livre. Dificilmente moradores deixam de fazerem refeições em casa para fazer no mercado.Isso acontece mais com turistas, com viajantes. A menos que o próprio mercado fosse o algo a mais daí este deveria ser bem diferenciado.