DONA GENEROSA

julho 23, 2023

Ricardo de Moura Sobral – Advogado e escritor Generoso, do latim “generosus”, é um adjetivo que, quando aplicado a uma pessoa,  significa que ela é capaz de deixar de lado os seus próprios interesses para ajudar uma outra pessoa, que age ou pensa sem interesses próprios.

Foto Ilustrativa

Ricardo de Moura Sobral - Advogado e escritor

Generoso, do latim “generosus”, é um adjetivo que, quando aplicado a uma pessoa,  significa que ela é capaz de deixar de lado os seus próprios interesses para ajudar uma outra pessoa, que age ou pensa sem interesses próprios.

Dona Generosa era moradora do centro da cidade de São Gonçalo do Amarante. Afro-descendente, baixa estatura, alta no peso, cabeça arredondada, dona Generosa era uma pessoa de muitas amigas, popular, conhecida por todos os gonçalenses. 

Determinado dia, o marido 'Seu' João, ficou enfermo.  A coisa foi se complicando! A solução: internação no Hospital Belarmina Monte.  O quadro se agravou. 'Seu' João veio a óbito. 

O problema agora era como dar a notícia a dona Generosa. 

As amigas mais chegadas fizeram um arrodeio amazônico, preparando dona Generosa para receber tão infausta notícia.  Medicaram-na. Coube à amiga tida como mais habilidosa a ingrata missão:

- Generosa, querida amiga, seu João não resistiu. Faleceu agora. 

De pronto, sem pestanejar, como se tivesse já a resposta pronta na ponta da língua, Generosa pontificou:

- Ah! Foi, morreu? Antes ele do que eu.

Foto ilustrativa

Uma resposta para “DONA GENEROSA”

  1. Muito generosa! Kkklkkk
    E muito sincera.