VERDADES SOBRE A MENTIRA

outubro 23, 2022

Nadja Lira – Jornalista – Pedagoga – Filósofa A mentira parece fazer parte da vida da maioria das pessoas.

Nadja Lira - Jornalista – Pedagoga - Filósofa

A mentira parece fazer parte da vida da maioria das pessoas. Quando eu era criança era comum os adultos dizerem que a cegonha era responsável pelo surgimento dos bebês. Também era comum fazer com que as crianças acreditassem em Papai Noel, Boi da Cara Preta, o Velho do Saco e a Fadinha do Dente, entre outras figuras que contribuíram para formar o imaginário infantil. A história do Brasil também é recheada de mentira, de forma que o povo brasileiro mal sabe o que de fato é real neste latifúndio.

Eu, assim como as crianças da minha época, cresci ouvindo as histórias de Pedro Malasartes, personagem criado por Nelson Albissú. Pedro Malasartes perde o pai, acaba sendo enganado pelos irmãos na partilha dos bens e passa a aplicar pequenos golpes nas pessoas, a fim de conseguir sobreviver. Todos os golpes que aplica, são ancorados por mentiras.

Adultos ensinam as crianças que “a mentira tem pernas curtas”, mas crescemos ouvindo uma infinidade de mentiras, que são incorporadas à nossa rotina e parece ser difícil conviver com as verdades. De tão cultuada, a mentira acabou por ganhar um dia em sua homenagem: o dia 1º de abril. Isso prova o quanto as pessoas respeitam a mentira.

A mentira é tão antiga que acabou se transformando em tema estudado dentro da Filosofia. Assim, o grande filósofo Aristóteles dividiu a mentira em duas espécies: a jactância - que consiste em exagerar a verdade, e a ironia, que consiste em diminuí-la.

Immanuel Kant, considerado como o pai da Filosofia moderna, ao que parece, abominava a mentira a ponto de criar um princípio cujo ensinamento diz: “age apenas segundo uma regra pela qual possas ao mesmo tempo querer que se torne uma lei universal”.

A Bíblia também abomina a mentira e ensina através de várias passagens que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Em João 17:17 está escrito: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Como se vê, a mentira é desprezada pelos filósofos e pelos ensinamentos de Jesus Cristo, mas cultivada pelo povo ao longo da história. A mentira, no mundo atual, é chamada de Fake News, especialmente porque a maioria do povo brasileiro adora inserir ao nosso vocabulário termos originados do Inglês.

O poder da mentira foi muito bem expressado pelo Ministro de Propaganda de Adolf Hitler, quando cunhou a seguinte frase: “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. A frase do nazista acabou se tornando um mantra entoado por políticos oportunistas, especialmente em tempos polarizados como o que vivemos na atualidade.

As verdades, no mundo atual, são menosprezadas. Cada um acredita na verdade que constrói por sua conta e risco, adequando-a à sua forma de viver. E assim se passam os dias, fazendo com que cada um tenha a sua própria definição do que é a verdade.

As mentiras são especialmente propagadas em tempos de eleição, onde cada candidato apresenta a sua verdade ao eleitor. No afã de conquistar votos, existem candidatos que mentem descaradamente. As mentiras são tantas, que não se pode contar nos dedos das mãos.

Neste ano de Nosso Senhor Jesus Cristo, ocasião em que iremos escolher um novo presidente para o Brasil, é preciso ter muito cuidado ao falar sobre os candidatos. Externar verdades sobre um, pode ensejar um processo por propagação de Fake News. Mas mentir sobre outro é permitido, porque a Justiça, além de cega, também se finge de surda.

Existe um ditado popular cuja afirmação é a de que “quem mente rouba”. Portanto, eu sigo a orientação de João 8:32: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.  

Uma resposta para “VERDADES SOBRE A MENTIRA”

  1. Manoel Marques Dantas disse:

    Excelente artigo. Parabéns.