Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

maio 19, 2020

Secretaria Municipal de Saúde amplia capacidade de coleta de teste Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu ampliou sua capacidade de coleta de teste COVID-19, com melhorias da estruturação da Central de Coleta do Laboratório.

A Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu ampliou sua capacidade de coleta de teste COVID-19, com melhorias da estruturação da Central de Coleta do Laboratório. Para isso foi pensado uma logística que dinamizasse a testagem para a população e para os profissionais de saúde que atuam no município.

O secretário municipal de Saúde Jefferson Souza, informou ao blog O Alerta São três tipos de atendimentos: A coleta de teste via Swab (PCR), com equipe específica para atender as demandas da Atenção Primária em Saúde, que são notificadas pelas Equipes de Saúde da Família, onde os pacientes com sintomas suspeitos do COVID-19 passam por triagem, atendimento e são notificados e encaminhados para o monitoramento em casa. De forma agendada a equipe realiza as coletas nas residências, evitando a circulação prolongadas nas Unidades de Saúde, o teste depois de coletado é enviado ao Laboratório Central em Natal (LACEN), onde o resultado é monitorado via Sistema, quando saí o resultado o laudo é encaminhado para a equipe que descarta ou confirma e monitora o paciente até a sua alta”.

Outra coleta de testagens via Swab COVID-19 na Urgência e Emergência que são realizados em pacientes suspeitos que estão em observação/atendimento na UPA. Segundo Jefferson, “o caso é notificado via sistema de acompanhamento e enviado ao Laboratório Central, onde o resultado é monitorado e encaminhado ao paciente e para a Equipe de Saúde da Família para acompanhamento quando confirmado”.

A Coleta dos profissionais de saúde do município realizada de forma agenda no centro de coleta, a testagem via teste rápido é notificada e o resultado é encaminhado aos profissionais que em caso de positivo vai para o monitoramento com isolamento e em caso de negativo fica apenas acompanhado pela conduta médica

O secretário da Saúde informa, ainda, “as medidas ampliam a capacidade de teste, dinamizam o atendimento e dão mais segurança ao paciente e aos profissionais de saúde”.

Os comentários estão desativados.