INSS entrega certificados a segurados em Reabilitação Profissional que realizaram cursos no Senac

Segurados em Reabilitação Profissional concluíram diversos de cursos de qualificação profissional concedidos gratuitamente pelo INSS e realizados pelo Senac/RN. No dia 05 de novembro, ocorreu, no auditório da Gerência Executiva de Natal, a entrega de certificados aos 49 segurados que concluíram os cursos de Assistente Administrativo, Operador de Computador, Recepcionista e Porteiro e Vigia. 

 
Na ocasião, o assessor técnico do INSS, Luiz Pereira, proferiu uma palestra sobre “A Reabilitação Profissional e seus desafios”. Segundo Luiz, ” foi repassada orientações e dicas aos segurados para o seu efetivo retorno ao mercado de trabalho”.


“A atividade, de acordo com avaliação dos segurados foi muito positiva, e marca o fim de uma etapa importante da Reabilitação Profissional que é Qualificação e Requalificação Profissional através desses cursos. Alguns segurados ainda passam por um treinamento profissional que pode ser em sua empresa de vínculo ou em outra empresa, antes do retorno a sua empresa de origem, ou mesmo, de ter nova proposta de trabalho”, diz Luiz. 

A atividade foi coordenada e conduzida pelo assessor técnico da Reabilitação Profissional em Natal, Luiz Pereira da S. Neto, Analista do Seguro Social e Psicólogo, contando também com a participação e colaboração de toda a equipe de Profissionais da Reabilitação Profissional formada por Assistentes Sociais.

Para Luiz, “ainda este ano dezenas de outros segurados iniciarão ou permanecerão realizando novos cursos de qualificação profissional. Apesar de um ano ainda bastante afetado pela pandemia, até o final de 2021 serão mais de 100 segurados certificados”. 

O QUE É A REABILITAÇÃO PROFISSIONAL

É a assistência (re)educativa e de (re)adaptação profissional que visa proporcionar aos segurados, “incapacitados parcial ou totalmente para o trabalho, em caráter obrigatório, independentemente de carência, e às pessoas com deficiência, os meios indicados para o reingresso no mercado de trabalho e no contexto em que vivem. É destinada aos segurados que estão afastados do trabalho por motivo de saúde, e em benefício, e necessitam ser readaptados ao ambiente profissional em função de alguma limitação provocada pelo problema de saúde, e com isso necessitam mudar de função ou se readaptar a atividade de origem. O encaminhamento para a reabilitação é feito pelos Peritos Médicos, quando há necessidade. 

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.