Governo põe fim a uma espera de 9 anos e reinaugura Biblioteca Câmara Cascudo

Foto: Raiane Miranda

Após nove anos fechada, a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, em Natal, reabriu as portas nesta terça-feira (14). Um dos mais importantes equipamentos educativos e culturais da história do Rio Grande do Norte, a biblioteca tem acervo estimado em cerca de cem mil títulos, entre livros, revistas e publicações, além de vídeos, CDs, fitas VHS e uma ampla hemeroteca. A atual gestão investiu R$ 520 mil em obras complementares para reabrir o equipamento cultural.

Durante a solenidade oficial de abertura nesta terça-feira, a governadora professora Fátima Bezerra exaltou a importância da biblioteca para a memória do povo do Rio Grande do Norte. “A maior biblioteca pública do Estado estava fechada há quase dez anos. Pela minha trajetória como educadora, não podia permitir que isso continuasse. Devolver os equipamentos culturais à população é uma obrigação como gestora. Precisamos zelar cada vez mais por equipamentos como este, porque ele representa memória e conhecimento”, destacou, para em seguida anunciar que o Governo abrirá concurso para bibliotecário em breve.

Administrada pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA), a BECC já havia passado por uma reforma estrutural no governo anterior, mas sem as atuais obras complementares não havia como colocá-la em operação. Os serviços foram necessários para dar condições de funcionamento com a implementação da climatização, da acessibilidade e aparelhagem de prevenção e combate a incêndio, além de uma subestação de energia.

A solenidade contou com participações artísticas do Coletivo Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA), da União Brasileira de Escritores/RN, a performance cênica do ator Rodrigo Bico, o concerto musical do duo Sérgio Farias e Alzeny Nelo, uma cantoria literária dos violeiros potiguares Felipe e Helânio e uma apresentação do Coral Canto do Povo.

Nos próximos dias, a Fundação José Augusto fará os últimos ajustes para adequar o acervo ao novo sistema de informática adquirido, e por isso a Biblioteca funcionará somente com expediente interno. Em janeiro, estará pronta para receber o público.

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.