Sugestão de Dedé do Alerta; repassar os Caics para o Estado do RN
O Centro de Atenção Integrada à Criança, conhecido como Caic foi uma proposta inovadora idealizada durante o governo de Fernando Collor (1990/1992), com a possibilidade de melhorar a qualidade da educação no Brasil.
O Centro de Atenção Integrada à Criança, conhecido como Caic foi uma proposta inovadora idealizada durante o governo de Fernando Collor (1990/1992), com a possibilidade de melhorar a qualidade da educação no Brasil. O projeto foi jogado fora por causa da descontinuidade da proposta inicial, pelos governos que o sucederam.
No Rio Grande do Norte são 16 Caics, sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação e outros mantidos por prefeituras de alguns municípios. Quase todos funcionam como escolas de ensino fundamental e médio.
Nos Caics sob a responsabilidade do Estado, é comum o cenário de grandes estruturas praticamente abandonadas. Em alguns deles, os equipamentos precisam de reparos com urgência. São vidros quebrados, suportes enferrujados, instalações hidráulicas e elétricas comprometidas e muitos outros problemas estruturais, como a quadra de esporte do Caic de São José de Mipibu, onde funciona a Escola Estadual Hilton Gurgel de Castro.
Os Caics foram projetados de forma padrão, são iguais em todas as partes do país. As dificuldades de manutenção dos Caics é porque não existem peças disponíveis para reposição. Não encontram mais as peças para repor as originais, já desgastadas pelo tempo.
Existe um programa da Secretaria de Educação do Estado – Recursos do Orçamento Municipal (ROM) – que disponibiliza verbas para as escolas, para pequenos reparos. São esses recursos que as gestões dos Caics mantem o funcionamento das escolas que funcionam nos centros. Os recursos repassados pela Secretaria Estadual de Educação não são suficientes para fazer a manutenção dos prédios.
SUGESTÃO
A solução seria que um parlamentar federal assumisse uma bandeira, levando uma proposta para que o Governo Federal repassasse as estruturas dos Caics para domínio dos governos do estado ou do município.
Seria bom que todos eles fossem abraçados pelas prefeituras e transformadas escolas de tempo integral, inclusive com creches. Entregar para os governos estaduais seria mais órgão inoperante, principalmente se caísse nas mãos de administradores da qualidade da governadora do nosso estado, que é uma negação como professora e principalmente como governadora.