Saúde conscientiza servidores sobre acolhimento humanizado junto a pacientes e seus familiares
Os profissionais da área de saúde atuam diretamente com o cuidado e tratamento da vida de pessoas.
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Os profissionais da área de saúde atuam diretamente com o cuidado e tratamento da vida de pessoas. Por isso, é extremamente importante atender os pacientes de forma humanizada e satisfatória. Há grande necessidade do paciente e seus familiares terem confiança e receber apoio e acolhimento àqueles que estão no atendimento de uma unidade de saúde. Afinal, ninguém procura uma unidade de urgência ou emergência sem necessidade.
Em todo o instante que o paciente necessita ir a uma unidade de saúde, eles e seus familiares devem ter a atenção e cuidado dos colaboradores e profissionais em todos os processos.
Esses atendimentos quando não bem trabalhados podem criar uma imagem não favorável a unidade de saúde, com críticas e reclamações e, passam a respingar no gestor municipal.
Pensando nisso, a direção da Unidade de Pronto Atendimento 'Geraldo de Souza' (UPA) de São José de Mipibu, vem realizando um trabalho com os profissionais da portaria e recepção da unidade, com o objetivo de sensibilizar os mesmos quanto a importância de um atendimento onde o paciente e seus familiares se sintam acolhidos.
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Essa sensibilização está sendo realizada pela psicóloga Isabele Bezerra, do Centro Especializado em Reabilitação (CER), e vem contando com total adesão dos servidores da UPA. "É de extrema importância que o paciente se sinta acolhido no momento em que procura por atendimento", disse a diretora da UPA, Rogéria Lima Martins.
O prefeito José Figueiredo, ao saber da ação, solicitou à Secretaria Municipal de Saúde que esse trabalho seja realizado em toda rede de atendimento do município. Um passo importante para um acolhimento humanizado, equiparado aos serviços de referência que o município disponibiliza adiantou a coordenadora administrativa da UPA, Maria do Livramento Lima.
A direção da unidade lembra aos pacientes e seus familiares que existe uma caixinha na recepção, onde qualquer cidadão pode deixar sugestões, reclamações, críticas e também elogios.