Isolda e Samanda vencem eleição interna e dividirão a presidência do PT no RN
A deputada estadual Isolda Dantas e a vereadora de Natal, Samanda Alves, venceram a disputa contra a deputada estadual Divaneide Basílio pelo comando do diretório da legenda no Rio Grande do Norte.

A deputada estadual Isolda Dantas e a vereadora de Natal, Samanda Alves, venceram a disputa contra a deputada estadual Divaneide Basílio pelo comando do diretório da legenda no Rio Grande do Norte.
Em pronunciamento à militância, após a divulgação oficial do resultado da votação, em frente a sede do partido em Natal, Samanda afirmou que essa era “uma vitória construída por várias mãos”, destacou a representatividade da eleição petista e afirmou que, junto com Isolda, está disposta a “reconstruir, reorganizar e reoxigenar” o PT no RN.
“É uma vitória construída por várias mãos em 91 municípios onde aconteceram essas eleições no RN. Foram quase 7 mil companheiros e companheiras que saíram de casa dizendo que estão com disposição para reconstruir, reorganizar, reoxigenar o partido. Foi com esse espírito que aceitamos esse desafio de colocar nosso nome à disposição e ousamos dizer que vamos transformar a história do PT no RN”, discursou.
Samanda disse acreditar que, após as eleições internas, o partido sai mais forte, avançará ainda mais e “será maior no Rio Grande do Norte”.
Isolda adotou o mesmo tom da vereadora, com quem dividirá o comando do diretório estadual, ao afirmar que o processo de eleições internas foi muito importante para fortalecer a democracia interna do PT.
“Tivemos uma eleição viva, com participação em todas as regiões do estado e com um debate honesto sobre os rumos do PT. Estamos contentes com o resultado. O partido saiu fortalecido e mais unido. A nossa vitória, junto com Samanda, expressa o reconhecimento de uma construção coletiva que temos feito com muito diálogo, organização e trabalho de base, principalmente nos diretórios do interior, onde recebemos a maioria dos votos”, comentou.
Para a deputada, o desafio do PT é se preparar para “ser protagonista nas eleições de 2026”. Ela citou como principais metas da legenda reconduzir a governadora Fátima Bezerra ao Senado Federal, eleger o secretário Cadu Xavier ao Governo do Estado, ampliar as bancadas do partido na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados e “seguir fortalecendo o projeto de transformação que construímos junto com o povo potiguar e com o presidente Lula”.
De acordo com o PT, as eleições internas do partido mobilizaram quase sete mil filiados em 91 municípios do Rio Grande do Norte. A chapa vencedora contava com o apoio da governadora Fátima Bezerra e do deputado estadual Francisco do PT.
Já a chapa adversária, encabeçada pela deputada estadual Divaneide Basílio, contava com o apoio dos deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides.
Samanda e Isolda defenderam, ao longo da campanha, que o partido “precisa estar em luta permanente, enfrentando a extrema-direita e resgatando seu papel histórico nas lutas populares”.
Elas defenderam a criação de vice-presidências regionais, implantação de núcleos de comunicação e formação nos territórios, além da promoção de atos em todas as regiões do estado e regras democráticas para a distribuição dos recursos eleitorais.
“Essa vitória é da base que quer ser ouvida, dos filiados que querem um PT combativo, das mulheres que não aceitam mais ser coadjuvantes, da juventude que quer construir um futuro com esperança”, comemorou Samanda.
A vereadora destacou também que o PT “precisa estar em luta” para enfrentar a campanha permanente da direita. “Vamos reorganizar o partido com coragem, unidade e compromisso com quem luta todo dia por um estado e um país mais justos”, completou.
O mandato terá duração de quatro anos. Em modelo inédito no PT do RN, segundo o acordo firmado entre elas, Samanda assumirá a presidência nos dois primeiros anos. Isolda comandará o diretório estadual nos dois anos finais.

Fonte: Saiba Mais
