Pais devem acompanhar se os cardápios da alimentação escolar estão sendo cumpridos
O emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde ,conclusivo […].
O emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde ,conclusivo dos que necessitam de atenção específica.
Por tanto, são usuários do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) os alunos matriculados na educação básica das redes públicas federal, estadual e municipal, em conformidade com o censo Escolar do exercício anterior realizado pelo instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira _INEP, do Ministério da Educação.
para que os alunos sejam alimentados durante o período que estejam na escola se faz necessário que os cardápios da alimentação escolar sejam elaborados pelo RT do PNAE. No município de São José de Mipibu, o cardápio elaborado pela Nutricionista Ivanilde Câmara que tão bem desempenha o seu papel como nutricionista, desde de 2009, para atender mais de oito mil estudantes entre creche, pré escola, Ensino Fundamental e EJA .
Os cardápios também devem ser adaptados para atender os estudantes diagnosticados com necessidades alimentares especiais tais como: doenças celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras. No municípios já atende alguns alunos com essas necessidades.
Só que devemos lembrar que os pais devem levar cópia dos laudos e entregar nas unidades escolares para que a nutricionista faça essa adaptação. Agora como está sendo realizada a Chamada Pública da Agricultura Familiar os cardápios foram modificados para que contemplem os produtos oriundo da Agricultura Familiar, tendo em vista que é obrigatório a compra de no mínimo 30 por cento desses produtos na agricultura familiar como: macaxeira, batata doce, ovos, bolos, pães, melancia, mamão, maracujá, entre outros.
"Não é atribuição do Conselho de Alimentação Escolar - CAE elaborar cardápios", diz a presidente Ariana Suassuna. E adianta. "mas podemos sugerir e observar se os cardápios estão conforme as recomendações do FNDE".
Ariana esclarece que, o Conselho de Alimentação Escolar é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento. Motivo que estamos encaminhando os cardápios para que sejam divulgados e todos tenham conhecimento do que é servido nas escolas do município de São José de Mipibu".
"Os pais ou representes legais devem acompanhar se realmente os cardápios estão sendo cumpridos, conforme encaminhados as escolas pelo setor de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação", disse.
"Ressaltou a presidente, que o CAE continuará no trabalho de fiscalização e assessoramento para que os estudantes tenham o direito a alimentação saudável e adequada durante o período que estejam na escola. : Essa é a nossa missão. Queremos que respeitem os nossos estudantes como eles realmente merecem. Servindo a alimentação que é um direito deles", finalizou Ariana .