Obras de recuperação de rodovias melhoram tráfego na região Seridó Potiguar

Serviços em três trechos do Lote do 2 do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais estão avançando para garantir maior segurança e conforto aos motoristas na região Pelo menos três trechos rodoviários que passam por obras do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais já contam com serviços avançados na região Seridó Potiguar.

Serviços em três trechos do Lote do 2 do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais estão avançando para garantir maior segurança e conforto aos motoristas na região

Pelo menos três trechos rodoviários que passam por obras do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais já contam com serviços avançados na região Seridó Potiguar. As estradas que estão recebendo o trabalho são a RN-118, no trecho entre Caicó, São João do Sabugi e Ipueira; e dois trechos da RN-288, um ligando Acari a Cruzeta, São José do Seridó e Caicó, e outro que vai do entroncamento da BR-427 até Jardim de Piranhas.

O trabalho consiste na recuperação do piso e pavimentação da malha rodoviária do estado. Os trechos da região Seridó estão inseridos no Lote 2 do programa, que, ao todo, recuperará 301 quilômetros de rodovias, com um investimento superior a R$ 130 milhões.

A melhoria da infraestrutura rodoviária no Seridó representa o avanço, não apenas no sentido da mobilidade e segurança, mas impacta também o desenvolvimento da região, que tem forte atuação econômica, especialmente no setor de exploração de minérios.

Só nos três trechos que contam com maior avanço das obras, são quase 120 quilômetros de pista recebendo melhorias. Na rodovia RN-118, de Caicó a Ipueira, passando por São João do Sabugi, são 48 km sendo recuperados.

Saindo de Acari, passando por Cruzeta, São José do Seridó e chegando em Caicó, são 53 quilômetros de rodovia na RN-288. O serviço desse trecho é um dos mais avançados, e de acordo Rafael Nogueira, supervisor de produção da empresa responsável pela obra, uma série de serviços já foi realizado.

“Estamos trabalhando no serviço de restauração, onde a gente pega esse pavimento antigo que já está fadigado, adiciona uma porcentagem de brita e recicla-o, tornando ele como um todo, um pavimento novo e pronto para receber o tráfego”, explica Nogueira, que completa falando sobre outras etapas em andamento: “o serviço agora é o TSD, que é o tratamento superficial duplo, uma espécie de revestimento, que depois vai ser dado um terceiro banho com a camada final e a sinalização horizontal”.

Os benefícios também influenciam no turismo, uma das principais atividades econômicas do estado. Um equipamento que têm recebido cada vez mais visitantes, o Geoparque Seridó, abrange seis municípios potiguares ligados, entre outras, por estradas que estão recebendo investimento do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais, como Acari, que tem acesso pela rodovia RN-288, uma das beneficiadas pelo programa.

Também na RN-288, o terceiro trecho vai do entroncamento da BR-427 até a cidade de Jardim de Piranhas, e tem alguns serviços extras sendo realizados em decorrência de características específicas do terreno. A obra segue a todo vapor para devolver melhores condições de trafegabilidade para as pessoas que passam por lá.

Flávio Oliveira é o encarregado dos serviços no trecho que tem extensão de 18,1 quilômetros, e explica algumas fases da obra, que já teve o alargamento da plataforma concluído.

“Agora nós estamos fazendo a reciclagem para fazer a camada de base que é com o pavimento existente, e que vai se transformar em sub-base, e receberá uma camada de BGS (Brita Graduada Simples) em cima. Depois vem o processo de imprimação e cura, para vir a pintura de ligação e o revestimento asfáltico, que será em duas camadas, uma de binder e uma camada de CB, que é a capa”, detalha Oliveira.

Ele comenta ainda sobre dois processos distintos realizados nesse trecho. “O processo aqui foi um pouco mais demorado porque tivemos que demolir todos os bueiros existentes para poder fazer outros novos, porque os que tínhamos aqui debaixo do pavimento eram bueiros de placa, e o DER não aceita mais desse tipo, por isso temos que substituir todos por de manilha. São 29 bueiros, e já refizemos quase todos, faltando ainda seis. Além disso, tem o alargamento de dois pontilhões para fazermos logo após concluir o serviço com os bueiros”, completa Flávio Oliveira.

O Programa de Restauração de Rodovias Estaduais foi iniciado pelo Governo do RN em maio deste ano, e tem o objetivo de recuperar cerca de 800 quilômetros de estradas em todas as regiões do estado. Com um investimento total de R$ 428 milhões, os serviços estão sendo custeados com recursos da primeira parcela do empréstimo no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF).

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