O tempo e a ansiedade
Maria da Conceição Torres Pereira – Psicóloga Como você está vivendo hoje? Na correria? Sem tempo pra você, família, amigos, descanso? Se você olhasse hoje para sua vida, o que está lhe levando a pensar e agir assim? O que está deixando você ansioso(a)? O tempo que não passa ou o tempo que passa tão […].
Maria da Conceição Torres Pereira - Psicóloga
Como você está vivendo hoje? Na correria? Sem tempo pra você, família, amigos, descanso?
Se você olhasse hoje para sua vida, o que está lhe levando a pensar e agir assim? O que está deixando você ansioso(a)? O tempo que não passa ou o tempo que passa tão rápido que não damos conta de tudo e no final do dia parece que nada fez? Tantas perguntas não é mesmo?
Então lhe convido a prestar atenção nessa correria sem fim. Não somos uma máquina e não damos conta de acompanhar essa velocidade. Já tentou focar no presente? Viver o presente lhe ajuda a controlar a ansiedade. Essa pressa constante do dia a dia de muitas pessoas com o futuro, fica tão evidente que até o corpo esboça sinais como: ficar roendo unhas, ter sudorese ou taquicardia, balançar de pernas com frequência, comer de uma maneira compulsiva.
Os ansiosos têm medo de não dar conta de algo ou pensam que algo que pode acontecer. E você? Tem prestado atenção no seu comportamento? Tem sido assim também?
“Mesmo a prerrogativa de que ter sucesso na vida é preciso estar um passo à frente pode ser realizada com equilíbrio.”
Viver o presente não é deixar de pensar no futuro, de planejá-lo nem deixar de querer conquistar os seus sonhos e objetivos, mas é ter a consciência de que para eu querer algo para o futuro tenho que construir algo agora, no presente. Quando você tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo sua ansiedade vai a mil, e você vai perder a chance de construir o futuro e falhará no seu presente.
Hoje é o tempo, o tempo é o hoje, aqui e agora, sem pressa... Um dia de cada vez... Entenda que o melhor tempo é viver o presente.
Temos que tentar viver o hoje, sem pensar no amanhã. Sei que não é fácil, pois viver com ansiedade, nos atrapalha em muitas decisões, pois ficamos aflitos e com medo de não da certo. Temos que enfrentar e acreditar em nós mesmo.
O medo de não viver o futuro nos faz ansiosos, uns querendo que o tempo voe, outros querendo ficar na segurança e bem estar do passado(se tiver sido bom), e há mais de dois mil anos Jesus já nos ensinou “A cada dia basta o seu cuidado”. Foco e paciência.