Notas d’O Alerta
PAULINHO X NATÁLIA O segundo turno das eleições de prefeito em Natal será disputado no domingo (27), entre os deputados federais Paulinho Freire (União), que obteve 171.
PAULINHO X NATÁLIA
O segundo turno das eleições de prefeito em Natal será disputado no domingo (27), entre os deputados federais Paulinho Freire (União), que obteve 171.146 votos (44,08%) e Natália Bonavides (PT), com 110.483 votos (28,45%). Natália surpreendeu e a maioria dos institutos de pesquisas e ultrapassou o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), que ficou de fora da disputa da prefeitura, com 93.013 votos (23,95).
LULA VIRÁ A NATAL
A candidata à prefeitura de Natal, Natália Bonavides (PT), esteve em Brasília para cumprir sua agenda parlamentar e, durante sua visita, recebeu um telefonema do presidente Lula (PT), convocando-a para uma reunião. Desse encontro, deverá ser definida a data em que o presidente estará em Natal para participar da campanha de Natália no segundo turno das eleições municipais. A presença de Lula no apoio à candidata promete ser um importante reforço político na disputa pela prefeitura da capital potiguar.
PROFESSORA NILDA VENCE EM PARNAMIRIM
Com 97% das urnas apuradas, a professora Nilda foi eleita prefeita de Parnamirim. A candidata do Solidariedade teve 46 mil votos, o que representa 46%. Em segundo lugar, ficou o candidato Salatiel, do PL, com 43 mil votos (44%). Marciano Júnior, do Avante, recebeu 4.469 votos, com 4,5%. Concorrendo pelo PT, o professor Eron teve 3.445 votos, o que representa 3,48%. E Daniel Rizzi, do NOVO, recebeu 885 votos e fez 0,89%.
ELEITO POR 1 VOTO
O candidato a prefeito Antonimar Amorim, do União Brasil, foi eleito prefeito da cidade de Olho D’Água do Borges (RN) por um voto de diferença. Antonimar recebeu 2.178 votos, um a mais que a candidata Laize Sales, do PP, que teve 2.177. Antonimar, de 76 anos de idade, era vice-prefeito na gestão anterior.
DONA DE CABARÉ É ELEITA
Em uma eleição cheia de surpresas, no município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, a dona de bodel, Isa Jane Marcondes (Republicanos), conhecida como ‘Cavala’, foi eleita vereadora. Isa recebeu 2.992 votos, o que a garantiu o primeiro lugar na disputa e o título da mais votada entre os candidatos desta eleição. A campanha da Isa foi marcada por polêmicas. Durante a disputa por uma cadeira no legislativo, ela assumiu oficialmente ser dona da ‘zona’ e a incorporou à campanha política. Em vídeo para as redes sociais, ela chegou a falar que o município está uma zona e de zona ela entende.
CAMPANHA SEM USAR PAPEL
O vereador Gabriel Aguiar (Psol), da cidade de Fortaleza/CE, foi eleito com 30.682 sem usar papel, na campanha eleitoral. Ele não utilizou panfleto, adesivos nem os famosos “santinhos”. A estratégia usada pelo candidato para convencer os eleitores foi distribuir nas ruas folhas caídas de árvores com mensagens e o número dele a ser digitado nas urnas. Ele fez campanha usando cartazes feitos a mão.
CANDIDATO FAZ CAMPANHA COM Nº ERRADO
O candidato José Iria de Araújo (PSD), conhecido como Duda, não conseguiu se reeleger vereador na cidade de Argirita, em Minas Gerais, por fazer campanha com o número errado. Nos “santinhos“ dele constava o número 55.608, mas na urna seu número foi 55.508, ou seja, um erro de um dígito.