Nesta sexta-feira(6), tem Folia de Reis em São José de Mipibu

janeiro 6, 2023

A tradicional Folia de Reis começou a celebrada a partir das 19h desta sexta-feira (6), pelas principais rua de São José de Mipibu.

A tradicional Folia de Reis começou a celebrada a partir das 19h desta sexta-feira (6), pelas principais rua de São José de Mipibu. A celebração acontece em homenagem aos três Reis Magos, que deram boas vindas ao menino Jesus,

Esta é a segunda edição da Folia de Reis, em São José de Mipibu, promovida pelos irmãos Fátima Amaro Freire e seu irmão, Amauri Freire, membro da Comissão Norte-riograndense de Folclore

A concentração foi na antiga casa dos pais deles, na Rua Juvenal de Carvalho, com os brincantes, percorrendo em, cortejo, as ruas centrais da cidade, com paradas em algumas casas dos admiradores e devotos dos Santos Reis.

A apresentação conta com vestimentas típicas e músicas relativas ao nascimento do menino Jesus e a esperança de tempos melhores. No final, a turma do Bando Fabião, fará uma cantoria alusiva aos festejos, com previsão de encerramento às 22 horas.

Venha conferir e participar com a gente!

Folia de Reis tem origem portuguesa

O Dia de Reis é celebrado em 6 de janeiro. A data lembra a visita dos Reis Magos - Belchior, Gaspar e Baltazar - ao menino Jesus. Essa história bíblica, da tradição católica, é inspiração para os festejos da Folia de Reis que começam na véspera de Natal e se encerram no Dia de Reis.

Essa manifestação popular tem origem portuguesa e chegou ao Brasil durante a colonização. Em Portugal e em outras localidades na Península Ibérica, era costume trocar presentes com cantos e danças de porta em porta.

A tradição ganhou visibilidade no século XIX. Minas Gerais e Goiás são os estados em que as festividades populares ainda são bastante fortes até hoje com cantos, ritos, melodias, danças e ritmos.

Durante os festejos, assim como os reis magos saíram em busca de Jesus, as companhias também fazem uma peregrinação. A realização da festa teria uma raiz religiosa e seria fruto de uma promessa do mestre da Companhia. Com a Bandeira dos Três Reis Santos, os foliões visitam os devotos e são recebidos com comidas e bebidas. E, em meio à festança, há alguns lugares que preservam a reza do terço na passagem pelas casas.

Em outros países, como a Espanha, por exemplo, existe o desfile Cabalgata de los Reyes Magos no dia anterior. Representando Belchior, Gaspar e Baltazar, os artistas passam pela cidade a cavalo e são recebidos com canções natalinas. E, à noite, as crianças deixam um lanchinho para os Reis Magos. É para eles que as crianças escrevem suas cartinhas e recebem presentes no dia 6 de janeiro.

Os comentários estão desativados.