MPRN lança mais uma etapa do projeto interinstitucional “Trânsito Cidadão”
O MPRN lançará mais uma etapa do projeto interinstitucional Trânsito Cidadão.
O MPRN lançará mais uma etapa do projeto interinstitucional Trânsito Cidadão. A iniciativa busca fomentar ações para redução de mortes no trânsito através de medidas administrativas. A ampliação será formalizada em uma solenidade no dia 28 de maio, com credenciamento iniciando às 8h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal, durante o encerramento das ações do Maio Amarelo.
O projeto Trânsito Cidadão é uma iniciativa da 49ª Promotoria de Justiça de Natal com atuação conjunta das Promotorias de Saúde de Natal e dos Centros de Apoio às Promotorias de Justiça da Saúde e da Cidadania bem como atuação interinstitucional com o Ministério Público do Trabalho.
A proposta busca fomentar, junto ao poder público, a tomada de medidas com o propósito de redução de mortes no trânsito e promoção da saúde, a partir de ações que visam à redução do número de acidentes de trânsito, que muitas vezes são, também, acidentes de trabalho.
A iniciativa entende que os acidentes de trânsito e de trabalho representam não só um risco à vida de passageiros, condutores, pedestres e trabalhadores, como também constituem atualmente um fator agravante para a saúde pública, pois exigem elevados custos financeiros em razão do alto número de vítimas que são socorridos pelos serviços de urgência pública.
Nessa nova fase, o projeto dará prioridade a ações que promovam mais segurança e saúde para os motofrentistas, por ser a categoria que mais se acidenta no trânsito, conforme dados estatísticos colhidos e sistematizados pelo Hospital Walfredo Gurgel. Dessa forma, no dia do evento de lançamento do projeto, a SMS/Natal e o Ministério Público do RN e do Trabalho realizarão ação de promoção de saúde para os motociclistas que participarem do evento, como verificação de glicemia, pressão arterial, ações de imunização e orientações de saúde do trabalhador.
O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.