Morre aos 75 anos, Neném o poeta repentista

novembro 23, 2022

Morreu na manhã desta terça-feira, 22, em Natal o repentista Francisco Bezerra de Souza, conhecido como Neném.

Morreu na manhã desta terça-feira, 22, em Natal o repentista Francisco Bezerra de Souza, conhecido como Neném. Ele tinha 75 anos. Vinha com problemas de saúde, há alguns meses.

Ao sepultamento, no cemitério Morada da Paz, em Emaús, nesta quarta-feira, compareceram, além de familiares e amigos, os colegas repentistas Manoel Soares, Saraiva, Felipe Pereira, Galdino, Francisco Sobrinho que prestaram homenagem ao grande repentista Neném.

A cantoria está de luto. Foi um grande repentista que se se foi. A cantoria perde a graça, o humor, o raciocínio rápido e a inteligência maior do improviso.

O editor do Alerta, José Alves, lembra: "Certo domingo estava, com minha esposa na praia de Ponta Negra, quando percorrendo entre as mesinhas na areia alva da praia, se aproxima dois repentistas, que logo puxaram do som de suas violas e começaram a fazer repentes, fazendo elogios. Para ela "uma donzela que parece uma rainha. E eu, "um velho, ao lado de uma jovem bonita, só podia ser rico".

Logo reconheci Neném, pois sua família era conhecida nossa, desde a década de 1955, ainda em Cerro- Corá, no Seridó potiguar.

Não conte conversa e sapequei uma repente ( meio arranhado), dizendo que o conhecia e quem eu era. Aí já viu... Sentou-se ao nosso lado e tome conversa.

Por isso, presto essa homenagem a você Neném, com esses repentes:

Eu tenho muita saudade
dos antigos repentistas,
que cantavam lá na praia,
diziam que era artista.
Em dupla, com violões,
encantavam os corações…
nunca mais o (Neném) verei na vista.

Foto com a família. Arquivo

2 respostas para “Morre aos 75 anos, Neném o poeta repentista”

  1. José Carlos Silva de Souza disse:

    Humorista nato nesse mundo do repente.
    Um caráter inigualável.
    Um coração sem tamanho.
    Descansa meu tio por um breve segundo.

  2. Crisolita Thé Bonifacio disse:

    Sinto muito por perda irreparável de tão grande repentista. Sempre admirei essa amostra de tão grande inteligência!Lamento que o reconhecimento, as homenagens venham tardiamente. Um abraço a toda Família.