Maestro João Evangelista é homenageado na celebração dos 189º aniversário da PM/RN

julho 10, 2023

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) realizou uma Solenidade Militar comemorativa em celebração ao seu 189º aniversário.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) realizou uma Solenidade Militar comemorativa em celebração ao seu 189º aniversário. O evento aconteceu no dia 4 deste mês, no Teatro Alberto Maranhão, onde houve a entrega das medalhas do Mérito Policial Luiz Gonzaga e Bento Manoel Medeiros.

Aproximadamente 230 homenageados foram agraciados durante a cerimônia, em reconhecimento aos serviços prestados à Corporação.

O Maestro João Evangelista, de São José de Mipibu foi um dos homenageados , por ter sido maestro da Banda de Música da Polícia Militar, além de criar diversas bandas, em cidades do interior.

Durante a solenidade, autoridades militares e convidados especiais estiveram presentes celebrando o legado e a dedicação dos membros da Polícia Militar do RN ao longo de quase dois séculos de história.

As medalhas do Mérito Policial Luiz Gonzaga e Bento Manoel Medeiros foram concedidas a policiais e civis que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação, promovendo a segurança e o bem-estar da sociedade potiguar.

A cerimônia foi uma oportunidade para ressaltar a importância do trabalho conjunto entre a polícia e a comunidade na construção de um ambiente mais seguro e harmonioso.

MAESTRO JOÃO EVANGELISTA

João Evangelista de Souza nasceu em Apodi/RN, no dia 22 de maio de 1938. Filho de Coriolano José de Souza e Maria dos Anjos de Souza. Pai de seis filhos, 13 netos e 1 bisneta. É casado, atualmente, com Maria José de Medeiros Souza, que entre convivência e a oficialização do casamento civil, já são 45 anos de união, com dois filhos: Paulo e Rejane.

Aos 21 anos, ingressou na Policia Militar do RN. A princípio, trabalhando como auxiliar de cozinha, no rancho do quartel. Tempo depois, participou de concurso interno para a banda de música. Em 1961 passou para o quadro da banda, como soldado aprendiz. E com os anos se destacou nos concursos seguintes onde obteve o primeiro lugar, como Cabo. Em 1967 graduou-se como 2º Sargento Músico, no quadro da banda de música da corporação, posteriormente, 1º Sargento e Subtenente.

O comandante sabendo de suas habilidades, o indicava par formar bandas de músicas, em diversas cidades do interior, entre elas: . Jucurutu, São Rafael, Itaú, Severiano Melo, Passagem, Santo Antônio, Monte Alegre, Nísia Floresta e São José de Mipibu (por três vezes em momentos diferentes).

Já com elevado conceito musical e por seus feitos divulgados como exímio professor de música, arranjador, compositor, instrutor e criador de de bandas, João Evangelista tornou-se extremamente solicitado para atuar como formador de bandas em diversas cidades do estado, dentre elas São José de Mipibu.

João Evangelista é mipibuense por adoção. Recebeu o título de Cidadão Mipibuense, no dia 18 de dezembro de 2019, por proposição, José Dalmo Pereira.

Os comentários estão desativados.