Legis Vídeos, sistema criado pela ALRN, será implantado na Câmara Municipal de Natal
O termo de cooperação técnica firmado em novembro entre a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Câmara Municipal de Natal (CMN), com o objetivo de disponibilizar à Casa Legislativa da capital potiguar o Legis Vídeos, entra em nova fase.
O termo de cooperação técnica firmado em novembro entre a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Câmara Municipal de Natal (CMN), com o objetivo de disponibilizar à Casa Legislativa da capital potiguar o Legis Vídeos, entra em nova fase. O legislativo natalense criou oficialmente um Grupo de Trabalho para a implantação do sistema desenvolvido pela ALRN que dispõe, de forma simples e intuitiva, o acesso a toda a atividade legislativa gravada.
O Ato da Mesa Diretora 01/2024, foi publicado no Diário Oficial do município, nesta quinta-feira (18), destacando a necessidade de aprimorar as ferramentas de transparência das atividades parlamentares do Legislativo da capital, além da necessidade do armazenamento e proteção das informações, dos arquivos de vídeos e materiais de divulgação da Câmara Municipal de Natal, em infraestrutura de TI (servidor/nuvem), propiciados pelo programa que foi desenvolvido pela equipe de Gestão Tecnológica da Assembleia Legislativa.
De acordo com a publicação, o período de trabalho para implantação do Sistema Legis Vídeos será de 90 dias, contados a partir do dia 22 deste mês, incluindo os trabalhos de implantação, treinamento de pessoal e migração dos dados (vídeos) para o servidor/nuvem da Assembleia Legislativa do RN.
O sistema consiste em uma aplicação web que gerencia o conteúdo audiovisual produzido pelas TVs Legislativas a partir de atividades parlamentares. Durante a conferência dos Legislativos Estaduais (Unale), em novembro, na capital cearense, foi a vez da ALRN oficializar parceria com a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) com este mesmo objetivo, a fim de disponibilizar a ferramenta Legis Vídeos às tvs legislativas associadas à entidade.
O diretor de gestão tecnológica da ALRN, Mario Sérgio Gurgel, enalteceu a expansão da ferramenta para outras casas legislativas: “É uma aplicação que se configura como um acervo digital de todo o conteúdo produzido pelas TVs Legislativas, arquivando e disponibilizando o acesso rápido e fácil aos usuários - e o melhor de tudo, desenvolvido por uma talentosa equipe técnica da própria ALRN”, destacou.
Também em 2023, O Legis Vídeos foi disponibilizado para a Câmara Municipal de Piracicaba. Entre os paulistas, Bauru já utiliza e em Botucatu, o sistema estava em fase de implantação.