Irmã Iva Korb comemora 100 ano, nesta terça-feira (12)
Gaúcha, de Arroio do Meio, Irmã Iva Korb nasceu no dia 12 de novembro de 1924.
Gaúcha, de Arroio do Meio, Irmã Iva Korb nasceu no dia 12 de novembro de 1924. Sua família trabalhava na roça juntamente com mais três irmãos. Estudou no colégio São Miguel, sob a orientação das Irmãs da Divina Providência, recém-chegadas àquela cidade, aprendendo religião, vida na família, na escola e na paróquia, despertando logo cedo para a vida religiosa... infância abençoada e protegida.
Na caminhada vocacional, foi morar em Florianópolis/SC, continuando seus estudos no Colégio Coração de Jesus. No dia 29 de junho de 1973 deu o primeiro passo na vida religiosa.“Com a graça do Deus providente, e as orientações sábias de Irmãs mestras, estou feliz e realizada nos meus 80 anos de Consagração”,comenta.
“Infância - Adolescência - Juventude... vencendo dificuldades e escutando a voz do Mestre Jesus, após confirmar o meu 'Sim' com os Votos Perpétuos, na Congregação das Irmãs da Divina Providência, a obediência me enviou à Curitiba/PR, para o Colégio da Divina Providência. Servindo a Deus na comunidade, lecionando na escola durante o dia, cursei a Faculdade de Letras Clássicas, no Marista da cidade. Assim "credenciada" para o Magistério - meu grande desejo de sempre – servir ao Senhor da Messe, em Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Tubarão/SC e Lages/SC. Sempre feliz, e bem sucedida na vida”, relembra.
CHAMAMENTO PARA A VIDA RELIGIOSA
"A "semente" da Vocação vem de Deus foi alimentada por minha mãe, pelo padre vigário de nossa paróquia e pelas Irmãs do Colégio São Miguel. O exemplo de muitas Irmãs, em Florianópolis, foi incentivo na minha caminhada vocacional. Também boas leituras e oração sempre foram fontes de luz e decisão", relembra Irmã Iva
E continua: "Os caminhos da Providência são surpreendentes... Liberada que fui das responsabilidades escolares, a Madre Provincial de Curitiba me ofereceu ocasião de conhecer o Nordeste e ajudar as Irmãs em São José de Mipibu/RN. - Seria por, apenas, por seis meses, me disse. Em companhia de Irmã Paula Igney, viajei de ônibus durante três dias e duas noites. Assim, no dia 3 de agosto de 1977, com alegria e expectativas, pisei em terras mipibuenses. Oh! Bênção! Oh! Providência! Os "seis meses" se prolongaram por 46 anos! Louvor e gratidão!”
SÃO JOSÉ DE MIPIBU
Ir. Iva chegou ao Nordeste, no dia 3 de agosto de 1977. O destino era uma cidadezinha chamada São José de Mipibu. Ela relembra de sua chegada. “A boa acolhida monsenhor Antônio Barros e das Irmãs fez com que eu esquecesse o cansaço da longa viagem. A expectativa da missão e das diferenças no clima, no vocabulário, na comida, e outras surpresas se foram revelando...
E prossegue, navegando nas lembranças: "O então padre Canindé Palhano, coadjutor de monsenhor Antônio Barros, pediu que eu assumisse as aulas de Ensino Religioso, na Escola Estadual Profº Francisco Barbosa e as aulas de Literatura Portuguesa, no Instituto Pio XII. Preparei a documentação necessária para legalmente "entrar no Estado" e, mãos a obras... Seriam 22 aulas no Estado, com desafios não previstos: ministrar aulas para eles e elas - até agora só dei aula para elas (sorrir). O calor do meio dia, caminho de areia, o sotaque meu, de sulista, a falta de material didático... Precisei de criatividade de maestria. Graças ao Mestre dos mestres, não fui "exonerada" por falta de "domínio de classe". Os ecos e as amizades de ex-alunos o confirmam".
SÃO PAULO DO POTENGI
Posteriormente, Irmã Iva foi residir em São Paulo do Potengi no na região Central do Rio Grande do Norte. Ela fala de sua experiência naquela cidade.
“Minha segunda cidade natal. Experiência única: Dezesseis anos "seguidos" sem interrupção, na mesma missão! Nem Arroio do Meio/RS tive esta bênção.
Aos 31 de janeiro de 1984, dia de muito calor com o coração pulsando de novas expectativas: ser missionária, professora, e diretora em nosso querido Colégio São José - capo inicial de nossa presença religiosa no Nordeste!
As experiências e adaptações em São José de Mipibu ajudaram-me na segunda parada missionária. Agora, continuar as "inovações pedagógicas" de Irmã Selma (Verena) Kaaufmann – minha conterrânea - a qual batalhou e conseguiu trazer o "Ginásio" de 5º a 8º série para a região Potengiense. Grande avanço cultural.
Com a ajuda de nossos dedicados professores, trouxemos o Curso de Magistério, formando e credenciando grande número de professoras e professores, para uma melhor carreira profissional. Também o Curso de Informática - novidade da época. Quanta surpresa viria depois! Tudo isto mereceria um livro.
Fala com emoção, "Além da escola, guardo felizes experiências pastorais nas diversas comunidades da Paróquia. E, caso único: de nossos ex-alunos o Senhor da Messe escolheu seis para o Sacerdócio Ordenado. Seis padres, ex-alunos do Colégio São José! Também, várias religiosas nos alegram nas fileiras da Igreja. Um cordial abraço para tantos ex-alunos e ex-alunas da região Potengiense. Louvor a vós, Senhor Deus.”
VOLTA A SÃO JOSÉ DE MIPIBU
"O bom filho a terra volta". Mais uma vez "liberada" das atividades escolares, no ano 2000, passei uns meses na Comunidade das Irmãs da Divina Providência, em São José de Mipibu, refazendo minhas forças físicas. Disposta para algo mais, dei umas voltas em casas de nossa Província, para ajudar na grande missão que as Irmãs tinham. Assim, fiquei bons anos em Lagoa da Volta (Noroeste do Sergipe). Outros felizes anos em Novo Triunfo (Norte da Bahia), mais um pouco em João Pessoa/PB. E, desde 2012, com alegria e bem disposta, estou na minha cidade de origem nordestina - São José de Mipibu.
"Procuro ser uma presença fraterna, colaboradora, orante e alegre na comunidade nossas Irmãs que há 59 anos atuam na Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim. No Abrigo Anízia Pessoa, que desde 1981, abriu as portas para acolher idosos e idosas carentes, e eu sou uma presença animadora e orante. Na Paróquia tenho uma imensa alegria de colaborar na Missão Evangelizadora das Comunidades. Deus vivo e providente, guiando meus passos para novos desafios e surpresas”, diz.
Entusiasmada, relembrou para essa entrevista n’O Alerta suas experiências e vivências gratificantes com algumas 'cruzes' e provações. “Gratidão pelas muitas surpresas de Deus nesses anos de Missão no querido Nordeste!
Irmã Iva deixa como lições essa mensagem: “Viver o Hoje! Cultivar a alegria... o otimismo... assumir o "Jogo do Contente"! Firme confiança no Deus providente! Filial devoção a Virgem Maria! Crescente vivência Eucarística!”
Atualmente,Irmã Iva encontra-se na residência das Irmãs da Divina Providência, em Curitiba /PR, onde comemora seu centenário de nascimento.
A idade mágica de 100 anos de existência é hoje celebrada e só desejamos que seja comemorada com muita alegria, paz e amor. Gostaríamos de está presente, para abraçar essa pessoa incrível, generosa e muito especial, que é a Irmã Iva Korb. Que esta sua história de vida seja sempre recordada e ser exemplo de serviço ao Reino de Deus. Parabéns!
Dedé do Alerta
Meus parabéns a minha ex professora, que o divino espírito santo lhe conceda este momento de fé cristã.
Fui aluno dela nas aulas de religião.
Fui aluno dela nas aulas de religião. Agradeço muita a ela pelos seus ensinamentos.
Uma grande lição de vida doada a Deus e aos irmãos. É muito gratificante ouvir esse testemunho… Nós precisamos muito de um.testemunjo como esse. O importante é ser Deus e testemunhar a beleza da vida a serviço dos necessitados.
Sua vida é exemplo para todos os que deixando tudo contribui para um mundo mais humanizado.
Parabéns pelos seus 100 anos. Deus lhe fortaleça sempre mais. Obrigada!