Figuras Mipibuenses; Professora Maria Bernadete da Silva
Por José Alves – Jornalista e Historiador Maria Bernadete da Silva, nasceu na cidade paraibana de Sapé, no dia 17 de agosto de 1946.
Por José Alves - Jornalista e Historiador
Maria Bernadete da Silva, nasceu na cidade paraibana de Sapé, no dia 17 de agosto de 1946. Filha do casal Raimundo Freitas da Silva e de Joziana Gomes da Silva (In memoriam). Casou-se com Luiz Olinto, no dia 27 de janeiro de 1967, com quem tem três filhos: Robson, Renilson e Rozenilson, netos, netas, bisnetos e bisnetas. Logo após o casamento o casal foi morar em Assu/RN, cidade onde Bernadete concluiu o Curso Normal (Magistério) no Colégio Nossa Senhora das Vitórias.
Acompanhou o marido que servia o 3º Batalhão de Engenharia e Construção, quando foi transferido para o estado do Piauí. Lá, residiu em várias cidades: Oeiras, Valença e Inhuma. Nesta última, exerceu o primeiro cargo de professora, contratada pelo Governo do Estado do Piauí
Algum tempo depois, o marido, Luiz Olinto deu baixa militar e o casal retornou a sua cidade natal, São José de Mipibu. "No ano de 1973, ocupei o cargo de professora primária, contratada pela Prefeitura Municipal, na gestão do saudoso prefeito Hélio Ferreira, e logo depois fui cedida ao Instituto Pio XII".
"Me submeti a um concurso público do Estado do RN. Com a aprovação, fui lecionar, como professora primário (equivalente ao Ensino Fundamental 1º grau), no Grupo Escolar Barão de Mipibu. Também ensinei na Escola Estadual Professora Rafael Garcia (Bairro Novo), no Centro de Reabilitação Educacional - CRE "Profª Janilza Ferreira"; Escola Estadual Professora Terceira Rocha ( comunidade de Laranjeiras dos Cosmes); Escola Estadual Barão de Mipibu (Supletivo à noite)".
E continua o relato: "Fui aprovada no concurso público do município de São José de Mipibu, na administração do prefeito Janilson Ferreira, onde exerci o cargo de Coordenadora Pedagógica e ensinei em várias escolas do município, entre elas: o Centro de Atenção integral à Criança e Adolescente (CAIC). como professora do EJA (jovens e adultos). Também, fui diretora e professora na Escola Municipal Clóvis Trigueiro Peixoto, no Pau Brasil; Escola Municipal Marcina Galvão de Azevedo, na comunidade de Pium de Cima.
E ainda, ensinei na Escola Municipal Yayá Paiva, no município de Nísia Floresta, onde fui professora do Magistério em algumas disciplinas Estudos Sociais e Ensino Religioso", relata.
NA ÁREA SOCIAL
Bernadete tem serviços prestados ao município de São José de Mipibu, por meio de parceria com os projetos do Governo do Estado, entre eles, exerci a presidência do Conselho Municipal de Apoio as Comunitários (FUMAC), atuando diretamente com varias associações rurais e assentamentos do Movimento dos Sem Terras, entre eles, o Assentamento Vale do Lirio, e Gonçalo Soares, em Jacaraçica.
Em parceria com o FUMAC e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São José de Mipibu, Bernadete contou com o Programa de Desenvolvimento Solidário. O FUMAC funcionava com a participação direta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
FAVELA QUE VIROU COMUNIDADE
"Fundei a comunidade de Pium de Cima, conhecida por "favela", existente em uma área verde, pertencente a Prefeitura Municipal. As moradias eram barracos, construídas de papelão, palha, pau a pique e cobertas de plásticos. Posteriormente, o local virou uma comunidade, com casas de alvenaria, comércios, pequenos prédios, etc.
"Destaco na comunidade de Pium de Cima, associação e o Centro Social Comunitário foram beneficiados com diversos projetos, entre eles, a eletrificação rural com recursos próprios da Cosern. para conquistar esse projeto, contamos com o apoio de José de Anchieta, sobrinho do Monsenhor Antonio Barros que nos ajudou a concretizar esse benefício", relata.
Através do Centro Social de Pium de Cima, levamos o abastecimento d'água à comunidade. Antes, os moradores utilizavam água de um poço tubular que chegava ao chafariz onde os moradores retiravam a água em latas. Atualmente, o abastecimento d'água é movida a energia solar, uma luta do vereador Jean Poggio Nerino. Outro projeto conseguido através do parlamentar municipal, foi a lavanderia Publica que leva o nome de "Luiz Olinto".
CASA DE FARINHA
Bernadete relembra de outros projetos desenvolvidos em Pium de Cima em parceria com o Governo do Estado, como o Projeto Galpão Industrial, Casa da Farinha, que foram construídos em terrenos público, doado pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Janilson Ferreira (in memoriam). A Casa de Farinha não obteve sucesso por não ter o produto (mandioca) suficiente na área, para que movimentasse a casa de farinha.
A diretoria do Centro Social Comunitário, fez doação da Casa de Farinha à Fundação Zé da Bicicleta, sob a direção do vereador Kerinho, em seu primeiro mandato. Atualmente o prédio está abandonado. Por conta disso, os maquinários, caixa d'água, sanitários, pias e outros objetos foram roubados.
ESCOLA
Bernadete faz questão de contar que, "A primeira escola de pium que foi implantada por mim, na gestão do prefeito Janilson Ferreira, cujo terreno, foi doado pelo Pastor Josimar de Azevedo. Diante disso, a escola recebeu o nome de Escola Municipal "Marcina Galvão de Azevedo", mãe do pastor que fez a doação do terreno. A escolinha ficou desativada, desde o ano 2022, quando o prefeito José Figueiredo construiu uma moderna escola municipal, no loteamento Cidade Bela, no povoado de Pium de Cima.
CAPELA
O casal Bernadete e Luiz Olinto também idealizaram a Capela Nossa Senhora das Dores, juntamente com com meu cunhado, José Olinto, familiares, amigos da comunidade de Pium e de São José de Mipibu, sob a orientação do Padre Antonio Barros, que fazia celebrações, batizados, festa da padroeira... sob os cuidados do casal José e Rosa que zelavam pela capela.
Os moradores do povoado de Pium de Cima achando difícil o acesso à capela, as celebrações religiosas ela passaram a funcionar no Centro Social "Manoel Olinto" .
DO BLOG: Informações prestadas pela professora Maria Bernadete Freitas
Conheci Bernadete a 22 anos quando fui presidente da associação comunitária de Taborda, tenho uma grande admiração e carinho por ela. Grande mulher, grande amiga, uma excelente pessoa, um ser humano íncrível. Deus abençoe grandemente você e família.