FIGURAS MIPIBUENSES – João Miguel da Silva

João Miguel da Silva, conhecido por ” Seu João Chefe”, nasceu em 08 de junho de 1921.

João Miguel da Silva, conhecido por " Seu João Chefe", nasceu em 08 de junho de 1921. Filho de Francisco Miguel Gomes e dona Maria Luiza Gomes, que tiveram outros filhos: Mestre Teófilo e Waldemar.

Durante a eclosão da II Guerra Mundial (1939-1945), a cidade do Natal serviu como espaço para a instalação de uma base aérea americana. A escolha da cidade deu-se por sua localização geográfica, por ser ponto estratégico no Atlântico Sul.

Em 1942 foi inaugurado o Campo de Pouso de Parnamirim denominado Parnamirim Field, considerada a maior realização técnica dos EUA fora do seu território. O campo possuía pistas de 2.000 metros, possibilitando a descida de 250 aviões. Cerca de 2.000 americanos se alojaram em Natal entre homens, mulheres e especialistas técnicos. A presença dos americanos trouxe para a cidade investimentos e novos hábitos (MARIZ; SUASSUNA, 2001: 48-65).

Parnamirim Field - Base Aérea de Parnamirim ( Base Americana ) Foto: Piteret

Em julho de 1941, o presidente Vargas autorizou os Estados Unidos a construírem a Base Aérea de Natal. O projeto para a construção de tal empreendimento já estava pronto desde 1940, e a sua execução ficou a cargo da Pan Am. Assim, os norte-americanos “construíram do outro lado da Base Aérea Brasileira, perto da lagoa, Parnamirim Field, o campo que mais ajudou a ganhar a guerra” (CASCUDO, 1999, p. 422).

Campo de aviação americano, em Parnamirim

Ainda adolescente foi trabalhar como Menor Aprendiz, no campo de aviação de Parnamirim, atualmente Base Aérea de Natal, durante os anos da 2ª Guerra Mundial, desenvolvendo suas atividades no Contingente americano, onde aprendeu Código Morse e Rádio Telegrafia. Os americanos, ficaram impressionados com a sua habilidade nesse ofício.

Com seu talento na área de Telegrafia, logo após o fim da guerra, em 1945 e a saída do Contingente Norte Americano, de Parnamirim, 'Seu' João foi trabalhar na Rede Ferroviária Federal (Refesa). De início, trabalhou com telegrafista, na Estação de Baldum ( entre São José de Mipibu e Arêz).

A estação de Baldum foi inaugurada em 1881.
Em 2012 somente havia ruínas do prédio. FOTO: Estações Ferroviárias do Brasil

Nessa comunidade conheceu a bela jovem, Neide Maurício da Silva, professora da única escola da Fazenda de propriedade de Tota Ferreira, Após um breve período de namoro, resolveram se casar. O matrimônio se realizou em 07 de outubro de 1951. O casal teve cinco filhos: Marcos (ex-goleiro do Arsenal S.C. e posteriormente Petroleiro), Moab ( oficial da PM), Sonia Maria (professora), Eva Maria (professora), Carlos Magno (Fuzileiro Naval - aposentado, advogado e ator

Desse prédio, em 1998, restavam apenas alguns alicerces: A estação São José, conhecida também como Estação Mipibu, era um acanhado alicerce, recoberto por 'sarsa', como denominam os nativos, situado no início da estrada de terra que segue para a lagoa do Bom Fim (antiga lagoa Puxi)".


Em 2007 ainda existia um pedaço de um anexo da estação, original e em perfeito estado de conservação, inclusive com características análogas às da estação de Papari, mas em meados desse mesmo ano, uma nativa juntou um grupo de populares e o demoliu a marretada, alegando ser 'esconderijo de um marginal perigoso'. O referido anexo era o almoxarifado da Estação Mipibu e o abrigo para o trole. No local a referida nativa plantou um pequeno jardim (...)"http://nisiaflorestaporluiscarlosfreire. blogspot.com).

E providenciou junto a Rede Ferroviária, sua transferência para a Estação do alto ( próxima a estrada de acesso a Lagoa do Bonfim), em São José de Mipibu, que foi fechada, algum tempo depois. Diante disso 'Seu' João foi transferido para a Estação baixa, conhecida por Papary. Porém, fez uma exigência aos superiores: "- Não quero ninguém trabalhando comigo, dou conta, sozinho, do recado".

Na Estação Papary, ele criou um amor, ao ponto de de sacrificar seus dias de folga e ficar trabalhando, acumulando as funções de Chefe da Estação e Telegrafista.

Nas horas de folga, tinha como hobby, fazer "mágicas" para a criançada. Algumas delas iam ao seu sítio para vê a mágica dele, tirando moedas das folhas das árvores. Isso o deixava muito feliz.

'Seu' João faleceu em 1982, com 62 anos, sendo lembrado pelas pessoas mais antigas de Mipibu, inclusive, algumas que conviveram com ele.

Nas proximidades da atual Estação Ferroviária de São José de Mipibu, tem uma rua com seu nome: rua Telegrafista João Miguel da Silva.

OBS.: INFORMAÇÕES PRESTADA POR CARLOS MAGNO ( 'Alemão'), FILHO DO HOMENAGEADO

2 respostas para “FIGURAS MIPIBUENSES – João Miguel da Silva”

  1. João Maria Pereira disse:

    Moro na Rua que lê van o nome dele. O terreno onde construí minha pertenceu a ele. Adquiri de uma das suas filhas. Não conhecia a história dele e achei muito interessante saber que ele faz parte da História de São José de Mipibu

  2. Angela disse:

    Muito boa essa seção do blog, pois assim ficamos conhecendo ou recordamos algumas pessoas que fizeram parte da história desse município.