Estresse emocional

novembro 20, 2022

Maria da Conceição Torres Pereira – Psicóloga A palavra estresse ela é falada e ouvida todos os dias por pessoas que não param um só segundo.

Maria da Conceição Torres Pereira - Psicóloga

A palavra estresse ela é falada e ouvida todos os dias por pessoas que não param um só segundo. Ele afeta grande parte da população mundial dos dias atuais.

Uma rotina intensa, que não permite a pessoa parar, está afetando cada vez mais pessoas de todas idades. Quando é falada a palavra estresses é remetido a algo que gera incômodo, alguma coisa negativa. Mas nem sempre quer dizer que esteja relacionado a algo ruim. Na medida certa o estresse é fundamental para garantir a defesa do nosso organismo em situação de perigo agudo e de emergência ou para garantir a nossa adaptação frente aos desafios impostos.

Podemos dizer que estresse é um gênero e este tem diversas espécies. Hoje abordaremos uma delas: o estresse emocional.

O estresse emocional geralmente acontece quando a pessoa se cobra demais ou coloca muitas expectativas sobre si mesmo. É causado, principalmente, por fatores internos, relacionados às nossas percepções pessoais e às reações de como enfrentamos as ameaças, cobranças e a agitação sentida diariamente.  Como resultados pessoais, a auto cobrança em excesso pode gerar na pessoa muitas expectativas. Devido a isso, provavelmente, aconteça frustração, insatisfação com a vida e cansaço mental.

O estresse emocional pode ser acionado também por fatores externos, como: uma rotina agitada, problemas de saúde na família, amigos, trânsito, filas e rotina puxada os quais resultam em sintomas físicos, como, por exemplo: O aumento da frequência cardíaca, diarreia ou constipação, baixa imunidade, náuseas e tonturas, problemas dermatológicos. Também gera sintomas psicológicos, os quais podem ser: oscilações de humor, irritabilidade, insegurança, isolamento social, conflitos, tensão, perda do controle de suas emoções, incapacidade de relaxar, agitação, desencadeando também depressão, transtorno de ansiedade, síndrome de burnout, síndrome do pânico, entre outros.

 Assim, quando o indivíduo que sofre de estresse não está emocionalmente saudável, um ciclo vicioso de desequilíbrio se mantém, ou seja, não consegue voltar ao seu estado normal, permanecendo estressado. Portanto, é importante criar momentos de reflexão durante seu dia a dia e tentar descobrir qual ou quais foram as situações que desencadearam esses sintomas.

O estresse emocional aparece, com frequência, em pessoas que têm medo da avaliação de outras pessoas ou sente dificuldade de relaxar. Ao notar que alguns sintomas do estresse emocional estão atrapalhando seu dia a dia, oriento a procurar um profissional qualificado. Isto vai lhe ajudar a ter uma vida mais leve e sem se cobrar demais. A Terapia é muito indicada nesses casos, pois é importante trabalhar a razão do estresse.

Para mais informações sobre este e outros temas relacionados à psicologia veja nosso Instagram: @ceicatorres.psi

Os comentários estão desativados.