Professores e alunos de universidade dos Estados Unidos conhecem modelo de assistência da MEJC-UFRN
A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu na manhã do último dia 12 de junho, a visita de grupo de professores estudantes da Virginia Commonwealth University, dos Estados Unidos.

A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu na manhã do último dia 12 de junho, a visita de grupo de professores estudantes da Virginia Commonwealth University, dos Estados Unidos. Foi uma ação de um projeto desenvolvido em parceria com o Departamento de Educação Física da UFRN. O objetivo foi comparar os modelos de assistência à saúde no Brasil e Estados Unidos, por meio de reflexão pautada na prática profissional. A MEJC foi escolhida por ser referência no serviço de educação física clínico-hospitalar.
Os visitantes foram acompanhados pelo professor Hassan Elsangedy, coordenador do curso de bacharelado em Educação Física e integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN. Na ocasião, foram recebidos por profissionais da maternidade, no Anfiteatro Professor Leide Morais. Foi realizada uma apresentação sobre o serviço de educação física na MEJC-UFRN e, em seguida, uma visita ao ambulatório para conhecerem as instalações e equipamentos utilizados por este serviço.
De acordo com Hassan, os alunos estadunidenses são do curso de kinesiology, uma grande área que envolve fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e educação física. Nesse curso, há uma entrada única e depois os estudantes vão escolhendo as suas áreas conforme sua preferência.
Hassan Elsangedy explicou que foi uma ação de um curso de extensão que envolve uma atividade internacional, trazendo estudantes dos Estados Unidos para conhecerem os serviços de saúde em Natal. “Esse curso tem como perfil a realização de ações focadas em promoção de atividade física. Como temos no Departamento de Educação Física da UFRN, uma conexão com a MEJC que é o professor Sávio Ferreira Camargo, identifiquei como uma oportunidade para os visitantes conhecerem o que é feito aqui na maternidade”, disse Hassan.
Segundo o professor Hassan, a ideia foi também trocar informações e, em uma segunda versão do curso, tentar viabilizar a ida dos alunos da UFRN aos Estados Unidos para conhecerem in loco os espaços e serviços daquele país.
“Acompanhando os visitantes, eu e os alunos da nossa instituição, percebemos o quanto temos coisas legais aqui. Todos os serviços de saúde nos Estados Unidos são pagos. Lá, não existe nada semelhante ao nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou o professor.
Serviço de educação física da MEJC
Esse serviço atende pacientes em acompanhamento no Serviço de Ginecologia, da Infância e Adolescência, nos ambulatórios de Climatério, de Mastologia e no Pré-Natal de Alto Risco. “Hoje atendemos esses quatro serviços, mas fora isso, algumas vezes, no atendimento de urgência, quando um médico entende que é relevante um acompanhamento da educação física, o paciente também é encaminhado para nosso serviço”, frisou Sávio Camargo, profissional de educação física que lidera o serviço.
Segundo Camargo, os pacientes mais atendidos nesse serviço são as mulheres em acompanhamento no pré-natal de alto risco devido ao diabetes na gestação.

