DRAMA DOS MIPIBUENSES; Lotação, o drama dos cemitérios de São José de Mipibu
A superlotação dos cemitérios públicos de São José de Mipibu é um problema que se arrasta há muitos anos e, ao que parece, não é uma das prioridades da atual administração municipal.
A superlotação dos cemitérios públicos de São José de Mipibu é um problema que se arrasta há muitos anos e, ao que parece, não é uma das prioridades da atual administração municipal. Na sede do município, o único cemitério não tem mais terreno para novas covas Nas comunidades rurais, exceto, o cemitério de Mendes, todos estão com sua capacidade de sepultamento superada.
Alguns fatos desagradáveveis foram presenciados em recentes sepultamentos, onde as pessoas eram obrigadas a passar sobre as sepulturas, criando situações de constrangimento e tristeza. O mais grave, é vê o sofrimento das famílias que não dispõem de terrenos aforados no cemitério urbano e passam horas procurando um espaço para realizar o sepultamento.
As gestões municipais não dão prioridade e nem se preocuparam em sanar o problema. Um terreno para a construção de um novo cemitério, na área urbana, foi adquirido pelo então prefeito Arlindo Dantas, em 2020, na comunidade de Zuador. O terreno foi murado mas, por falta de uma licença do Idema, o espaço está abandonado e com o mato tomando conta.
Os cemitérios das comunidades de Laranjeiras do Abdias e Arenã, que estão superlotados, necessitando de estudos de ampliação para solucionar o grave problema que os mipibuenses enfrentam.
Espera-se que as autoridades locais deem prioridade a esse grave problema enfrentados pelos mipibuense.