De volta ao passado…
“-Encontrei essa página, nas coisas de meu pai (Joaquim Bernardino de Sena – In memoriam)“, escreveu a amiga e leitora do blog e do jornal O Alerta, a empresária da Megasolft Informática, Lourdinha Sena.
"-Encontrei essa página, nas coisas de meu pai (Joaquim Bernardino de Sena - In memoriam)", escreveu a amiga e leitora do blog e do jornal O Alerta, a empresária da Megasolft Informática, Lourdinha Sena. Ela enviou a primeira página da edição nº 64 d'O Alerta (27/11 a11/12/1982) que já estava em seu segundo ano de circulação.
"Foi só o que deu: Leonel na cabeça", foi a manchete principal do jornalzinho, impresso em mimeógrafo à tinta, divulgando o resultado das eleições de 1982, quando Leonel Santos, disputou o cargo de prefeito em São José de Mipibu, pelo PMDB, partido da oposição municipal.
As eleições ocorreram sob as regras do voto vinculado, conhecido por sub legenda, onde cada partido poderia apresentar um outro candidato e o eleito era o que conquistasse a maior soma dos dois. No caso de São José de Mipibu, Leonel teve como companheiro na sub legenda, o presidente municipal do PMDB, Luiz Amaral, servidor público, da antiga Sucam, órgão do Ministério da Saúde.
A disputa das eleições de 1982, foi contra o candidato governista, ex-prefeito Hélio Ferreira, que tinha como candidato da sub legenda, o vereador Manoel Gomes de Lima, ambos do PDS, partido do prefeito da época, Janilson Ferreira.
Disputando eleição para prefeito no município de São José de Mipibu, o então candidato Leonel Luís dos Santos, um ilustre desconhecido da maioria dos mipibuenses, (95% dos mipibuense, não me conheciam, disse Leonel numa entrevista ao jornal O ALERTA). Sua principal bandeira seria a mudança dos nomes, na política local, conhecida por ‘ping-pong’, onde Hélio Ferreira e o primo Janilson Ferreira, se alternavam no poder, durante 21 anos.
A apuração dos votos foi na antiga Associação Esportiva Mipibuense. Leonel venceu as eleições com 542 votos diante dos adversários. A apuração dos votos, das eleições de 15 de novembro de 1982, aconteceu na sede da Associação Esportiva Mipibuense (que foi demolida e em seu espaço foi construída a Loja Maçônica São José nº 14), onde se divulgava, por meio de alto-falantes, o resultado de cada seção, durante a apuração dos votos. Conhecido o resultado, os correligionários saíram em passeata pelas ruas da cidade, com galhos de árvores e bandeiras verdes (foto menor), sob o som da música "lambada".
A posse do prefeito Leonel e do vice-prefeito, Lindomar G. de Freitas, ocorreu na tarde do dia 31 de janeiro de 1983.
Sr. Leonel mudou o rumo político da história de SJM qdo quebrou o ciclo de 21 anos, mostrando a população que era possível sim escolher fora dos dois grupos que existiam.
Admiravel homem é político!
A campanha mais bonita em mipibu,seu leonel era chamado fusção preto a Vitoria ficou na historia
Ao iniciar essa campanha, Eu falei no grupo de Whatsapp o “fuscão preto” tá de volta, fazendo referência a Severino Rodrigues, lembrando daquela eleição.