Grupo Estação de Teatro retoma circulação pelo RN com o espetáculo “Candeia”

junho 18, 2025

Após uma temporada de sucesso pelas cidades de Jardim do Seridó, Acari e Natal, o Grupo Estação de Teatro retoma a circulação especial no Rio Grande do Norte.

Após uma temporada de sucesso pelas cidades de Jardim do Seridó, Acari e Natal, o Grupo Estação de Teatro retoma a circulação especial no Rio Grande do Norte. Desta vez, o grupo vai passar por Macaíba, São Gonçalo e Canguaretama. As apresentações são gratuitas e iniciam a partir do dia 16 de junho. 

Estreado em setembro de 2021, em Natal (RN), Candeia é dirigido por Titina Medeiros e possui dramaturgia de Cléo Araújo. O projeto tem como objetivo promover a democratização da arte e o reconhecimento do trabalho produzido por grupos locais, em especial pelo elenco predominantemente composto por mulheres. A peça também resgata a memória das benzedeiras nordestinas, dando visibilidade à medicina natural e seu papel fundamental na cultura brasileira.

Para a atriz Manú Azevedo, retomar a circulação do projeto é motivo de grande alegria.  “É com muita felicidade que anunciamos a retomada da circulação do espetáculo ‘Candeia’. Poder apresentar essa obra nesses territórios, junto às pessoas que inspiraram o espetáculo, é extremamente especial. Na primeira etapa, já tivemos a oportunidade de viver experiências muito ricas, com apresentações no Seridó, na Vila de Ponta Negra, junto às rendeiras, às mulheres dos quintais produtivos da Zona Norte. E agora a gente amplia esse percurso, levando o espetáculo também para comunidades quilombolas e indígenas."

 “É uma alegria imensa poder vivenciar essas trocas, receber esse carinho e esse conhecimento, e também levar um pouco da nossa arte para esses espaços. Ter o apoio financeiro que permite essa circulação é fundamental — sem isso, não conseguiríamos chegar a essas localidades.Estamos muito ansiosas para viver essa segunda etapa, que acontecerá agora na segunda quinzena de junho, nesse mês tão especial do São João — tempo de colheita, de cultura popular, de celebração do nosso Nordeste. Que seja uma etapa ainda mais rica do que a primeira!”. 

A trama acompanha as personagens Carmelita, Formosa, Arlinda e Queiliane, quatro mulheres idosas que recebem o público em seu quintal, proporcionando momentos de cura com ervas frescas e incenso. Elas são benzedeiras, doceiras, bordadeiras e artistas que, por meio de suas práticas, evocam memórias afetivas de mães e avós, criando um ambiente acolhedor e cheio de afeto.

A circulação do espetáculo tem início na segunda-feira (16), com apresentação na Associação Das Mulheres De Santo Antônio Do Potengi em São Gonçalo do Amarante. Na terça-feira (17), o grupo segue para Macaíba onde se apresenta na comunidade Quilombola de Capoeiras. Na quarta-feira (18), a peça chega à Comunidade Indígena do KATU, em Canguaretama, e, para encerrar, na quinta-feira (19), a apresentação final ocorre na Comunidade Indígena do Tapará, em Macaíba.

Lançamento literário 

Após a série de apresentações, o grupo realiza lançamento literário da dramaturgia do espetáculo. Assinado por Cléo Araújo, a publicação intitulada: Dramaturgias:  Candeia e Seridó Revolto. O lançamento será realizado no dia 20 de junho na Casa de Cultura de Parelhas. 

A Circulação Candeia pelo RN é uma realização do Grupo Estação de Teatro, da FUNARTE, Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal, viabilizada por emenda parlamentar do Deputado Federal Fernando Mineiro e pelo mandato da Deputada Estadual Divaneide Basílio. A produção da segunda etapa é da TAYÓ Produções e Maria Boa Produtora. 

Mais informações através do perfil do grupo no Instagram: @grupoestacaodeteatro e @candeia.teatro. 

Veja o cronograma completo: 

16/06. Associação Das Mulheres De Santo Antônio Do Potengi, São Gonçalo do Amarante - 18h

17/06. Rua da Pitombeira, Quilombola Capoeiras, Macaíba - 17h

18/06. EtnoKatu, Comunidade Indígena do KATU, Canguaretama -  18h

19/06 Lagoa do Tapará, Comunidade Indígena do Tapará, Macaíba -  17h

Os comentários estão desativados.