Contando nossa história (5) – A primeira dama Ruth Cardoso esteve em São José de Mipibu
Em janeiro de 1996 a, então, primeira da dama do Brasil, Ruth Cardoso que era presidente do Conselho do Programa “Comunidade Solidária’, esteve em São José de Mipibu.
Em janeiro de 1996 a, então, primeira da dama do Brasil, Ruth Cardoso que era presidente do Conselho do Programa "Comunidade Solidária', esteve em São José de Mipibu. Na ocasião o município havia recebido universitários do Programa "Universidade Solidária", que tinha como precipícios básicos a melhoria na qualidade de vida da população carente.
Dona Ruth Cardoso conversou com os universitários e Agentes Comunitários de Saúde, sobre os problemas, as dificuldades e o trabalho no município. A primeira dama estava acompanhada o ministro da Saúde, Adib Jatene, que compareceu ao Centro de Saúde, acompanhado pelo prefeito Carlos Alberto Marques, secretária Municipal de Saúde, Solane Costa, secretário de saúde do Estado, governador Garibaldi Filho, coordenador da FNS, Jaime Calado, entre outros. Na oportunidade, os ACS apresentaram uma peça teatral sobre Aleitamento Materno e Controle das Diarreias.
Eis o que publicou o jornal O Alerta, na edição de 232, de Jan/Fev de 1996, sob o título:
RUTH CARDOSO LANÇA PROGRAMA UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA
A primeira dama do país, Ruth Cardoso, acompanhada pelos ministro da Saúde, Adib Jatene e da Educação, Paulo Renato de Souza, esteve em São José de Mipibu, no dia 23 de janeiro de 1996, lançando o programa "Universidade Solidária".
Dona Ruth foi recebida, no Aeroporto Augusto Severo pelo governador Garibaldi Filho e sua esposa Denise Alves. Em seguida, tomaram um ônibus especial para São José de Mipibu, onde foram recepcionados pelo prefeito Carlos Alberto Marques, autoridades municipais e auxiliares.
Em seu pronunciamento, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, dona Ruth ressaltou o significado do programa "Universidade Solidária", frisando que é preciso aproveitar a força da juventude e a estrutura das universidades, aproximando-se das carências das comunidades, visto que o programa pretende ser um instrumento, através de parcerias, de aproveitamento do potencial dessas comunidades. "Foi para isso que eu vim ao Rio Grande do Norte: para promover o cruzamento das Universidades do Sul com as do Nordeste e colocar o conhecimento delas à serviço do programa".
O ministro da Educação, Paulo Renato explicou que o programa tem um sentido acadêmico muito importante, porque com ele "vai estar se cumprindo uma função pedagógica de completar a formação dos estudantes universitários, fazendo com que conheçam de perto a realidade de nosso país".
O governador Garibaldi Filho falou da importância do programa como uma integração de todos os segmentos: governo, Universidade e a sociedade como um todo. Encerrando, o ministro da Saúde, Adib Jatene destacou a participação do seu ministério dentro do programa, com um plano de ação voltado para a redução da mortalidade infantil e outros projetos voltados para o combate às más condições de saúde da população carente.
Ainda em São José de Mipibu, o ministro da Saúde percorreu, a pé, o centro da cidade, visitando o Centro de Saúde e a APAMI - mantenedora do Hospital Maternidade "Jessé Freire", em companhia do prefeito Carlos Alberto Marques e do suplente de senador, Janilson Ferreira.
Enquanto isso, o ministro da Educação foi convidado a conhecer o Centro de Referência Educacional (CRE), "Profa Janilza Ferreira". Dona Ruth, durante sua permanência na cidade foi presenteada com um conjunto de cerâmica, trabalho da artesã local, Marta Job.
A primeira dama esteve, também, na comunidade de Caeiras, uma das mais carentes do município, verificando a situação de pobreza em que vivem os moradores daquela localidade, que não dispõem de acesso (no período de inverno, as águas cobrem a estrada), escola, igrejas, saneamento básico, água potável, moradias condignas etc.
Após o almoço, que foi servido no Centro de Treinamento da Emater, em Manimbu, dona Ruth concedeu entrevista a imprensa, retornando às 16h30, para Brasília.
Ótima reportagem, como muito bem faz O Alerta. Dona Rute Cardoso representou muito bem a nosso Nação como Primeira Dama. Foi um orgulho para mim! Assim como dizem:” não precisa ser, tem que mostrar que é “. E ele o fez muito bem!
…a nossa ….e ela o fez muito bem.