Como foi comemorado os 150 anos da Emancipação Política de São José de Mipibu
Há 28 anos, o município de São José de Mipibu comemorou 150 anos de Emancipação Política.
Há 28 anos, o município de São José de Mipibu comemorou 150 anos de Emancipação Política. O Alerta fez uma viagem ao Túnel do Tempo e transcreve matéria publicada no jornal O Alerta (edição 229 de outubro de 1995) com o foi a comemoração dessa data.
"Jogos, inaugurações, Feira de Saúde, Museu da amostra da casa mipibuense, shows com artistas da terra, apresentação de grupos folclóricos, apresentação do grupo de ballet, orquestra sinfônica do RN, entrega de Comenda "Barão de Mipibu" e Títulos de Cidadão Mipibuense, tudo marcaram a passagem dos 150 anos de Emancipação Política de São José de Mipibu, que foi encerrada no dia 16 de outubro - data Magna da cidade.
O prefeito do município, Carlos Alberto Marques deu total apoio aos eventos, que iniciaram no dia 5, com desfile das escolas pelas principais ruas da cidade, abrindo os Jogos Intercolegiais.
A programação oficial sob a coordenação do artista plástico César Revorêdo, teve início dia 12 com a realização de vários eventos socioculturais.
PROGRAMAÇÃO
Dia 12, pela manhã, houve a entrega de medalhas e taças aos atletas e equipes campeãs dos Jogos Intercolegiais. À tarde foi inaugurada o monumento que marcou os 150 anos da emancipação política do município. À noite, realizou-se a abertura da Mostra do Museu "Casa Mipibuense".
No dia 13, pela manhã, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a Feira de Saúde, na Praça Desembargador Celso Sales. Simultaneamente, foi realizado no Espaço de Eventos, uma mostra da tradicional Feira de São José de Mipibu. À noite a Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão Mipibuense a diversas personalidade que prestaram serviços ao município. Logo em seguida era no Espaço de Eventos o Show da Cidade, com a presença de artistas da terra.
No dia 14, o prefeito Carlos Marques instalava oficialmente o Fórum Municipal Desembargador Túlio Bezerra de Melo, seguida da inauguração do Centro de Reabilitação Especial "Profª Janilza Ferreira". À noite, o Coral Canto do Povo de Natal) e o Grupo Folclórico Marujo (de Senador Georgino Avelino) fizeram apresentações no Espaço de Eventos.
No dia 15, aconteceu o torneio de jogos de salão, sinuca, dominó, botão, pingue-pongue, etc) no Espaço de Eventos. Às 20h apresentação de Ballet Municipal (de Natal) e Grupo Folclórico do Núcleo Arco Íris (de Parnamirim) se apresentaram no largo da Matriz.
No dia 16, data comemorativa ao Sesquicentenário da Emancipação Política de São José de Mipibu foi realizada a entrega da Comenda "Barão de Mipibu" à nove personalidade, pelos serviços prestados ao município: o senador José Agripino, Dom Heitor de Araújo Sales, senador Fernando Bezerra, Monsenhor Antonio Barros, Profº João Faustino, Profª Elita Palhano, suplente de senador Janilson Ferreira, Dr. José Anchieta Ferreira, Dr. Luiz Gonzaga de Miranda Monte. Em seguida foi concelebrada a Missa de Ação de Graças, pelo arcebispo Metropolitano, Dom Heitor de Araújo Sales. Concluindo a programação houve a apresentação da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.
Por ter a Comissão Organizadora das festividades, dado às manifestações culturais, o presidente dea Fundação José augusto, Woden Madruga, comentou em sua coluna na Tribuna do Norte: "(...) São José de Mipibu dá um excelente exemplo aos municípios. Ponto para o prefeito Carlos Alberto Marques".