Cemitérios superlotado é motivo de preocupação dos mipibuenses

outubro 31, 2022

Os mipibuenses que tem algum parente falecido na cidade, estão passando por dificuldades para enterrar as pessoas.

Os mipibuenses que tem algum parente falecido na cidade, estão passando por dificuldades para enterrar as pessoas. O problema é que os cemitérios de São José de Mipibu estão lotados há vários anos.

O centenário cemitério da do centro da cidade, há anos estar superlotado. Na cidade, até existe um outro espaço, iniciado no final da gestão do ex-prefeito Arlindo Dantas, em 2020, mas a Prefeitura Municipal nunca foi atrás de uma autorização ambiental, no IDEMA, para permitir a construção.

O cemitério não tem mais espaço para construir novos túmulos. Com isso, quem vem a falecer, em São José de Mipibu, está sendo enterrado nas comunidades de Arenã (que, também, já está superpovoado), Mendes ou no vizinho município de Nísia Floresta.

A obra de um novo cemitério em São José de Mipibu começou em 2020, com recursos do município. Mas nesses 20 meses de gestão que do prefeito José Figueiredo, a obra ainda não foi concluída e nem está sendo utilizado, por falta de uma licença.

Outro cemitério que encontra-se superpovoado é o do distrito de Laranjeiras do Abdias. A questão é sobre a aquisição do terreno vizinho, onde a proprietária fez uma proposta de venda à prefeitura acima do valor venal de mercado.

Consultado com especialista, o Alerta ouviu que a Prefeitura Municipal tem meios de adquirir esse terreno, no valor justo. Basta entrar com uma Desapropriação de bem público.

Desapropriação é o procedimento administrativo pelo qual o Poder Público, fundamentado em utilidade pública, despoja, compulsória e unilateralmente, alguém de uma propriedade, adquirindo-a, em caráter originário, mediante prévia e justa indenização.

Os comentários estão desativados.