ARMADILHA: Governo libera empréstimo consignado do Auxílio Brasil e BPC

outubro 10, 2022

Quem já fez empréstimo consignado.

Imagem Ilustrativa

Quem já fez empréstimo consignado. Sabe que é o último recurso para se obter dinheiro para uma necessidade urgente. O crédito consignado pode ser apontado como a principal dor de cabeça e armadilha para muitas pessoas no Brasil. Apesar de auxiliar e ajudar muitas famílias brasileiras, esta modalidade de empréstimo vem provocando sérios problemas financeiros para milhões de brasileiros, principalmente, os mais pobres.

O Governo Federal, em mais uma medida eleitoreira, tenta se passar por bonzinho. E autorizou, partir de hoje (10), que os bancos estão autorizados possam realizar empréstimo consignado aos contemplados com o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Sabemos que o crédito consignado é aquele concedido pelas instituições financeiras com desconto automático das parcelas em folha de pagamento do salário ou benefício. Ou seja, o banco já recebe o que emprestou, com juros de 3,5 % e total segurança , de não ter um calote futuro.

E o beneficiário humilde que recebe o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), esses, que se virem para honrar seu compromisso que irá virar uma "bola de neve" e muitos ficarão endividados.

RISCOS

Após a sanção da lei que liberou o crédito consignado, o economista e professor de Mercado Financeiro da Universidade de Brasília, César Bergo, alertou para alguns riscos que a contratação de empréstimos consignados podem representar para o público de renda mais baixa.

Segundo ele, as pessoas precisam, antes de tudo, ficar atentas ao assédio das instituições financeiras para não cair em golpes. Nesse sentido, acrescentou o professor, é importante que os beneficiários tenham noções sobre educação financeira, de forma a “agir de maneira racional e não emocional” na hora de contrair esse tipo de empréstimo.

“Muitas vezes, elas não têm noção do que são juros, do que é empréstimo. De repente, ela assume uma dívida, e o que ela recebe para poder se manter, que já é pouco, fica ainda menor. Porque o objetivo maior dessa ajuda é [beneficiar as] pessoas que, muitas vezes, estão totalmente fora do mercado de trabalho e não têm outra renda”, esclareceu.

Só realizem empréstimos se realmente necessário. É importante também tomar ciência objetiva de todas as taxas e condições dos empréstimos realizados e não se deixar influenciar pela forte propaganda dos bancos em relação aos empréstimos consignados para idosos/aposentados e pessoas que recebem o BPC e Auxílio Brasil.

Uma resposta para “ARMADILHA: Governo libera empréstimo consignado do Auxílio Brasil e BPC”

  1. Santiago Nunes Dos Santos Filho disse:

    Realmente, uma verdadeira armadilha, pois como pode ter consignado em um benefício provisório