AO PREFEITO DE MONTE ALEGRE: Está mais do que na hora do município ter aplicação de provas do Enem
Matéria publicada pelo competente jornalista e professor João Maria Freire, em seu blog do João.
Matéria publicada pelo competente jornalista e professor João Maria Freire, em seu blog do João. Que essa matéria possa chegar ao conhecimento do prefeito da vizinha cidade de Monte Alegre, Antônio Ananias Filho.
"O domingo passado, 13, foi de mobilização para milhares de estudantes em todo o Brasil, por conta da realização das avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, a principal condição para que os estudantes ingressem numa Universidade para fazer um curso de Graduação.
Em Monte Alegre, todos os anos, os estudantes que vão fazer a prova tem de sair bem mais cedo de casa e geralmente voltam bem mais tarde.
Isso porque a cidade não tem aplicação das avaliações. Os estudantes vão fazer o certame em outras cidades.
Municípios bem menores que Monte Alegre tem aplicação das referidas avaliações.
A prefeitura da cidade bem que podia se mobilizar junto à coordenação estadual do Enem para que em 2023 a cidade venha a contar com a aplicação. Monte Alegre tem todas as condições para isso: tem escolas em número suficiente, tem estudantes que todos os anos fazem o certamente em número cada vez mais crescentes, tem profissionais aptos para a aplicação das avaliações. Não falta nada.
Sem falar que Monte Alegre é rota de passagem para outros municípios.
Este ano a Secretaria de Educação local deu todo suporte aos estudantes que se submeterem ao Enem, com cursos e aulões preparatórios, apoio motivacional e transporte para deslocamento.
Além deste apoio, com certeza os estudantes montealegrenses esperam que a prefeitura entre na luta para que não seja mais preciso disponibilizar transporte, porque as avaliações serão aplicadas na própria cidade onde eles moram, beneficiando também outros municípios próximos que também não tem aplicação das avaliações.
Ao saber da sugestão dada por este blog, através de rede social, a Secretária Prazeres, que vem desenvolvendo um excelente trabalho, juntamente com sua equipe, afirmou que topa a parada e vai entrar nesta luta, que não é tão difícil de vencer. Basta mobilização junto aos órgãos competentes.
No próximo domingo, 20, serão aplicadas as avaliações no segundo dia do Enem e, de novo, a cena dos transportes levando os alunos para outras cidades, vai se repetir.
Torçamos para que no próximo ano esta realidade seja mudada".