Prefeituras adotam energia solar para economizar até 80% na conta de luz
Muitas prefeituras estão adotando a energia solar, tanto para economizar recursos públicos quanto para promover a sustentabilidade.

Muitas prefeituras estão adotando a energia solar, tanto para economizar recursos públicos quanto para promover a sustentabilidade. Essa tendência crescente se manifesta na instalação de painéis solares em prédios públicos.
Um exemplo é a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé/BA, primeiro município da Região Metropolitana de Salvador a implantar na cidade, a primeira estação de energia solar. A estação gera energia limpa para os prédios públicos municipais, que atualmente, tem um gasto de aproximadamente R$1.600.000,00 por ano.
“É muito gratificante poder realizar investimentos que irão trazer benefícios para a nossa cidade gerando economia, emprego e sustentabilidade. Iniciativas que nos possibilitam realizar mais ações, melhorando ainda mais a qualidade de vida da nossa população, além de garantir qualidade de vida para novas gerações. Cuidando do meio ambiente, através da utilização da energia renovável”, disse a prefeita Nilza da Mata.
SÃO JOSÉ DE MIPIBU
Segundo informou a secretária Municipal de Administração, Neide Rebouças, “a Prefeitura Municipal de São José de Mipibu tem um gasto anual em torno de R$ 5 milhões e 400 mil, incluindo os prédios da administração, unidades de saúde, escolas”.
Com a instalação de placas solares (fotovoltaicas) em diversos prédios, a redução na conta de energia pode chegar a 80%.
SEBRAE
O Sebrae no Rio Grande do Norte (RN) oferece orientação e capacitação para prefeituras implementarem sistemas de energia fotovoltaica, promovendo a sustentabilidade e a economia local. O projeto visa auxiliar os gestores municipais a identificarem as melhores oportunidades para adoção da energia solar, incluindo benefícios fiscais e a própria instalação em prédios públicos