A janela partidária e as eleições de 2024 termina dia 5 de abril. Para onde vão os vereadores mipibuenses?
Foi dada a largada para as Eleições Municipais de 2024, marcadas para os dias 6 de outubro (1º turno).
Foi dada a largada para as Eleições Municipais de 2024, marcadas para os dias 6 de outubro (1º turno). A janela partidária, período em que vereadoras e vereadores podem trocar de partido sem prejuízo do mandato. Os vereadores têm até o dia 5 de abril para se filiar a outras siglas. Esse é o prazo final para a filiação partidária de quem pretende concorrer à reeleição à vereança.
Vereadores e lideranças políticas correm contra o tempo, a fim de prever o futuro e as eleições para melhor escolher o partido que possibilitará a candidatura, e uma possível eleição.
JANELA PARTIDÁRIA - É o intervalo de 30 dias, aberto somente em anos eleitorais, em que as pessoas que detêm mandatos eletivos obtidos em eleições proporcionais – como vereadores, por exemplo – podem mudar de legenda sem perder o cargo atual.
Na Câmara Municipal e São José de Mipibu, os vereadores já começam a se organizar no sentido de se desfiliar e se filiar ao partido que mais se adequa a sua realidade.
Alguns vereadores que saíram da bancada da situação, na perspectiva de apoiar o pré-candidato a prefeito Severino Rodrigues (MDB). Outros vivem a indefinição de seguir ou não o partido que o prefeito José Figueiredo irá se filiar.
COMPOSIÇÃO - A composição atual da Câmara Municipal de São José de Mipibu está com essa representação partidária: Carla Simone (MDB), Daniel Ferreira (PP), Janete Paiva (Solidariedade), Kélia Serafim (PL), José Lúcio (MDB), Caboclinho ( Solidariedade), Silvânia (Solidariedade), Jean Nerino (MDB), Lula(PP), Crisótomo ( Solidariedade), Duce (MDB), Kerinho Junior (PP) e Verônica Senra (MDB).