A estratégia de comunicação das redes de João Campos, prefeito de Recife

julho 12, 2024

Bisneto de Miguel Arraes e filho de Eduardo Campos, que já governaram Pernambuco em cinco ocasiões, postando em vídeos curtos, linguagem leve e bom humor para divulgar as ações de sua administração, o prefeito de Recife já cantou música de Alceu Valença, pediu “bença” para Ivete Sangalo e se tornou o queridinho no Instagram para […].

Bisneto de Miguel Arraes e filho de Eduardo Campos, que já governaram Pernambuco em cinco ocasiões, postando em vídeos curtos, linguagem leve e bom humor para divulgar as ações de sua administração, o prefeito de Recife já cantou música de Alceu Valença, pediu “bença” para Ivete Sangalo e se tornou o queridinho no Instagram para os seus mais de dois milhões de seguidores.

Campos é o prefeito de capital mais popular no Instagram e comentários de perfis de outras cidades e Estados são comuns. Ele também virou meme com a expressão “meu prefeito”, que precede a maioria dos a maioria dos comentários em suas postagens. “Meu prefeito, se quiser eu aprendo a voar só pra te filmar”, escreveu um seguidor. “Meu prefeito, tenho dois filhos! Se o senhor quiser, um voa e a outra filma”, disse outra.

O que João Campos faz é uma revolução do marketing político. E aqui não estamos falando de gestão ou posicionamento político, mas sim de produção de conteúdo digital.

De acordo com um levantamento realizado pela agência de marketing digital Ativaweb, o prefeito João Campos se destaca como o prefeito com o maior engajamento nas redes sociais entre todas as capitais do Nordeste O estudo apontou que João Campos registrou um engajamento de 4,03%, quase o dobro do segundo lugar, Cícero Lucena (PP) de João Pessoa, que obteve 2,03% de engajamento.

A presença ativa e a comunicação frequente de João Campos em suas redes sociais têm sido estratégicas para estabelecer uma conexão com a população do Recife, onde o prefeito anuncia novidades e projetos, buscando uma maior proximidade com os seguidores.

A utilização das redes sociais como uma ferramenta de comunicação e interação tem se mostrado vez mais relevante para líderes políticos, permitindo que eles alcancem a população de forma direta e instantânea. O engajamento e o número de seguidores nas redes sociais são métricos que podem refletir a capacidade de mobilização e o interesse do público em relação à gestão dos prefeitos nas capitais do Nordeste.

Campos diz que se expressa bem por meio das redes, onde, segundo ele, se comporta de maneira autêntica. “Sou na rede o que eu sou na minha vida mesmo. Isso que eu acho que é a grande diferença: não adianta ter um personagem”, afirma.

Assim como um bom profissional de marketing, ele compreende a importância de uma mensagem clara e consistente. Suas postagens são pensadas, planejadas e executadas de forma a criar um impacto duradouro.

João Campos descobriu o poder da narrativa, de se aproximar da população através das suas histórias, tudo isso através dos conteúdos publicados nas redes sociais. Sua presença online não é uma mera extensão de seu cargo, mas uma expressão autêntica de sua personalidade.

Assim como uma campanha publicitária de sucesso, as postagens de João Campos são criativas e envolvente. Seus vídeos bem-humorados e posts inovadores não apenas informam, mas também entretêm.

Essa comunicação irreverente também melhora a visão do seu eleitor em relação a essa figura de poder. Hoje o político de terno e gravata dá lugar a alguém mais “gente como a gente”. E isso o público entende.

Fonte: Por Victoria Lima - Nosso Meio

Os comentários estão desativados.