Cozinha Solidária é implantada em São José de Mipibu através do Bodega Solidária
A maioria das pessoas que passam fome no Brasil vive nos centros urbanos.
A maioria das pessoas que passam fome no Brasil vive nos centros urbanos. As Cozinhas Solidárias são um reforço para garantir a segurança alimentar, oferecendo refeições que atendem pessoas e famílias em vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.
Em São José de Mipibu, desde o dia 09 de novembro, está em funcionamento o programa Cozinha Solidária, implantado pelo Bodega Solidária. "As Cozinhas Solidárias funcionam em espaços cedidos pelas paróquias (no caso de Mipibu, no Centro Social), nos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e nas Bodegas Solidárias, produzindo alimentos com apoio das famílias beneficiadas", diz a vice-presidente do Bodega Solidária de Mipibu, Ariane Suassuna.
COZINHAS SOLIDÁRIAS
O Serviço de Assistência Rural (SAR), órgão da Arquidiocese de Natal, recebe do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA/CONAB, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, produtos para a produção de alimentos prontos para as Bodegas Solidárias que contribuem para o funcionamento das Cozinhas Solidárias, nos municípios de São José de Mipibu, Montanhas, Lagoa Salgada, João Câmara e Natal (bairros Jardim Progresso e Ponta Negra).
Ariane afirmou que "o programa terá uma previsão de entrega dos alimentos por seis meses (podendo renovar, por igual período), com refeições prontas de acordo com a realidade de entrega das Bodegas Solidárias e previsto nos seus cronogramas. Nesta semana, foi recebido arroz vermelho, polpas de frutas e peixe, para preparar os alimentos para entregar famílias cadastradas",
A Bodega Solidária de São José de Mipibu iniciou as entregas de alimentos prontos às famílias cadastradas, residentes na sede do município e no Assentamento Vale do Lírio. "O núcleo gestor da Bodega Solidária optou em entregar os alimentos prontos uma vez por semana". E acrescenta: "quem realiza todo esse trabalho são os coordenadores do núcleo e os voluntários que, uma vez por semana, se dedicam em realizar esse trabalho gratificante".
"O pároco da paróquia de Sam José de Mipibu, padre José Lenilson , bem como o padre Júnior nos apoiam, fazendo questão de acompanhar tudo de perto, incentivando para que possamos ir mais além", fala entusiasmada, Ariane Suassuna.
Muito importante esse tipo de ação. Que seja exemplo para outras iniciativas