Adoro polvo

julho 28, 2024

Haroldo Varela Adoro ” polvo “.

Haroldo Varela

Adoro " polvo ". Você já comeu? Não? Mas adoro. E assim seguimos com as opiniões dos nossos comensais. Confesso que "polvo" não é uma iguaria muito popular, digamos, nada convencional, ou você gosta ou detesta.

Acredito que o talento do cozinheiro é importante para o sucesso no preparo do molusco. Na verdade, nem queria falar em "polvo", mas fico impressionado como as pessoas, mesmo contrariadas, seguem as tendências impostas pela mídia. Rejeitar um prato de "polvo", uma "panceta de porco" , ou um simples "ossobuco” (vulgo, chambaril) deixa você definitivamente fora desse planeta.

Chambaril

Aconselho, se não gostar seja sincero, faz parte. Você não é obrigado a apreciar um bom caviar só porque é caro. Gosto de ovos com trufas, mas decepcionam algumas pessoas. Prove, ouse, cometa gafes, pergunte como se come e se não gostar, não coma.

Embora não tenha títulos de escolas de gastronomia, aprendi a cozinhar e comer bem. A minha vocação é nata. Minhas viagens aumentaram meus conhecimentos, mas não mudaram a minha essência. Gosto de comida que satisfaça, que fique na lembrança. Afinal, para que reinventar a roda?

O caminho não foi fácil, quase fora da curva, cozinheiro não era profissão, quebrei paradigmas. Sabemos as nossas verdades raízes. Difícil explicar o sabor de um cuscuz com ovo e de uma simples tapioca de nossa terra. Já não confundo alhos com bugalhos.

Os comentários estão desativados.