Assentamento Vale do Lírio recebe curso “Quintal Produtivo”
As mulheres do Assentamento Vale do lírio em São José de Mipibu, participaram, do segundo encontro do curso “Quintal Produtivo”.
As mulheres do Assentamento Vale do lírio em São José de Mipibu, participaram, do segundo encontro do curso "Quintal Produtivo". O encontro contou com a presença da agrônoma Julia, e as famílias do assentamento que fazem parte da Bodega solidária/REDE SAR.
Através dos quintais produtivos familiares busca-se propiciar às famílias segurança alimentar, já que a produção pode ser utilizada tanto para consumo quanto para geração de renda.
Por ocasião do evento, realizado no dia 09 de maio, as participantes receberam mudas frutíferas e fizeram uma visita ao quintal da assentada, dona Elizabeth, que tem no quintal de sua casa, com diversos tipos de frutas.
Nos próximos encontros as mulheres serão orientadas a anotar toda a colheita das frutas, colhidas nos quintais de suas casas, para doação a outras pessoas e os produtos que são comercializados.
BODEGA SOLIDÁRIA
O projeto Bodega Solidária é um conjunto de ações de combate à fome e ao desperdício de alimentos, que de forma solidária, leva estes alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente em comunidades pobres no estado do Rio Grande do Norte. Esta iniciava é desenvolvida pelo Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR), da Arquidiocese de Natal, no sentido de sensibilizar a sociedade para o exercício da partilha e da solidariedade para com quem mais precisa.
O Bodega Solidária arrecada e distribui alimentos às pessoas em condições de vulnerabilidade, com o apoio da própria comunidade que faz o exercício da solidariedade, através das doações para abastecê-la. O SAR busca, com este projeto, fortalecer e integrar os vínculos entre o campo e a cidade e entre as organizações sociais e populares em torno de uma ação mais permanente pelo direito humano à alimentação de todos (as).
Parabéns pela iniciativa dos que fazem parte da instituição!
Quisera que toda família voltasse a cultivar frutos, verduras e leguminosas em seu quintal, de forma organizada, orgânica e muito mais saudável!
Quem sabe também nas Escolas…
Mas a sociedade não quer ter mais trabalho… Preferem bater papo nas calçadas ou se interter em celulares ou tv, a ter qualidade de vida!
Não é atoa que aumentou o número de pacientes – Crianças, jovens, adultos
e idosos – para fazer tratamento de saúde, principalmente na LIGA contra o câncer.
Os alimentos em larga escala são produzidos à custo alto: Agrotóxicos.
Mesmo sabendo que temos a opção da AGROFLORESTA, produtores preferem envenenar a população; é mais rápido para se ter lucros.
E assim caminha a humanidade…
Que este programa gere bons frutos e chegue à mesa da população gerando aprendizado, saúde e qualidade de vida!
Paz e bem; e que Deus abençoe!
Paz e bem e