Equipe de Endemias de São José de Mipibu atua no combate à dengue na área urbana
O Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu está realizando trabalho de atualização de reconhecimentos dos quarteirões na área urbana e periférica do município.
O Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu está realizando trabalho de atualização de reconhecimentos dos quarteirões na área urbana e periférica do município.
Nesse trabalho, estão realizando atividades educativas junto com outras secretarias municipais ações de conscientização da população sobre as arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), doenças provocadas por mosquitos Aedes Aegypti,
Segundo Luís Oliveira da Silva (conhecido por Lucas), Coordenador Administrativo do Setor de Endemias, “em São José de Mipibu foi apresentado 21 casos notificados pelo SINAN (Sistema de Informação de Agravo de Notificação), nas seguintes localidades: sede do município, Taborda, Quebra Fuzil, Manimbu, Mendes, Jardim e Laranjeiras do Abdias, sendo essa última com nove casos notificados”.
Lucas esclarece que cumprimos um calendário epidemiológico preconizado pelo Ministério da Saúde, que contempla seis ciclos de atividades de tratamento. Quinzenalmente fazemos visitas aos PE – Ponto Estratégicos, como borracharias, cemitérios, oficinas, sucatas, recicláveis, visando a eliminação de focos de mosquitos”.
EQUIPE REDUZIDA - Para realizar o trabalho de combate a arboviroses, o Setor de Endemias conta, apenas, com 13 Agentes de Endemias que já visitaram 8.988 visitas. São poucos profissionais nessa área, tanto que a prioridade do trabalho, atualmente, se restringe ao centro do município e bairros periféricos, deixando a população da periferia descoberta. O que seria solucionado com um Contrato Emergencial para atender todo o município.
Boa tarde! Gostaria de acrescentar e enriquecer a postagem com mais uma informação:
A equipe dos Agentes de combate as endemias juntamente com a equipe dos Agentes comunitários de saúde vem realizando periodicamente essas ações conjuntas na prevenção educativa e combate as arboviroses. Juntos somos somos melhores para à população!