Alunos da Escola Estadual Francisco Barbosa em São José de Mipibu reclamam do calor nas salas de aulas que não tem refrigeração
Não conseguir se concentrar, se sentir desconfortável e ficar a aula toda se abanando por conta da quentura, devido o calor no ambiente de estudo.
Não conseguir se concentrar, se sentir desconfortável e ficar a aula toda se abanando por conta da quentura, devido o calor no ambiente de estudo. É nesse cenário que estudantes se amontoam em salas de aulas durante os três turnos da Escola Estadual Profº Francisco Barbosa, em São José de Mipibu.
Nos últimos dias à onda de calor, têm acentuado e como a escola não tem ventiladores ou ar condicionados os alunos não se concentram nas aulas com esse incômodo que estão sendo vivenciado nas salas de aulas.
A aluna Gabriela Ribeiro, estudante do 3º ano, do turno noturno, fez um vídeo onde apresenta o desconforto dos alunos em sala de aula, por conta do calor no ambiente escolar. "Nós não estamos mais aguentando a onda de calor que estar fazendo dentro das sala de aulas. Chega a ser desumano, com quase 50 alunos numa sala que não tem ar condicionado ou ventilador', relata.
"Pedimos um posicionamento da 2ª Direct e da Governadora do Estado, pois ela professora. A gente não consegue prestar atenção e se concentrar no que o professor está lecionando. Recentemente uma aluna passou mal por conta do calor". E Gabriela conclui, "no dia a dia, alunos e professores sentem os efeitos negativos do aumento da temperatura e as complicações geradas nas salas de aula que não tem ar-condicionado ou ventiladores. Todo o ano é isso, a gente reclama por não ter um ar condicionado, um ventilador".
O tema foi abordado pela deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) que fez um pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa. "Fica difícil para os alunos e professores que precisam de climatização ou pelo menos ventiladores, na Escola Estadual Profº Francisco Barbosa, para minimizar a forte temperatura e que dificulta a concentração e aprendizado trazendo um baixo rendimento para os alunos", diz a deputada.