Arquiteto mipibuense elabora projeto para um Museu Mirante na ponte de ferro de Igapó
A Revista Bzzz, dirigida pela jornalista Eliana Lima, destacou um projeto de autoria do arquiteto mipibuense Ubarana Júnior.
A Revista Bzzz, dirigida pela jornalista Eliana Lima, destacou um projeto de autoria do arquiteto mipibuense Ubarana Júnior. O projeto, denominado "Museu Mirante do Potengi", consiste na construção de um mirante para incentivar o turismo e recuperar a velha Ponte de Igapó, em Natal e é fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A ideia é construir um museu com um mirante e um hall para apresentações culturais no final da ponte de ferro, no meio do rio Potengi, na capital potiguar. Para complementar, a ponte velha seria revitalizada para que se realizasse um passeio de trem com os visitantes, partindo do bairro da Ribeira até lá e ainda um passeio de barco saindo do museu e passando por 20 pontos turísticos às margens do rio.
"Sempre tive muita vontade de tirar esse projeto do papel. Acho que seria um um equipamento muito bacana, interessante para a cidade. Acho que seria uma coisa diferente, uma vez que não temos nada parecido em Natal hoje para esse tipo de opção de lazer", disse o arquiteto à revista. A Ponte velha da Ribeira está abandonada e corre, inclusive, o risco de ruir. O equipamento representa um importante marco histórico na mobilidade urbana da capital potiguar e desde que foi desativada está há mais de 40 anos sem nenhum serviço de reparação.
O blog Natal não há tal, traz esse texto, sobre o mesmo assunto:
"O projeto, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2003 do arquiteto Júnior Ubarana, previa o "Museu Mirante do Potengi", com cafeteria e cybercafé no final da ponte de ferro, que fica no meio do rio.
O monumento teria três andares e comportaria um deck, museu, auditório e praça de alimentação. Ao longo da ponte, bancos e mirantes seriam instalados.
Para completar, a locomotiva Catita, que fez a viagem inaugural da ponte em 1916, seria restaurada e utilizada para passeios desde a estação da Ribeira até o museu.
De lá, o passeio continuaria de barco, saindo do píer do museu por mais de 20 pontos turísticos nas margens do Potengi". Fonte: "Uma Natal que nunca saiu do papel"- Tribuna do Norte, 19.09.2021"
Belo projeto…seria ótimo se fosse realizado
Uma maravilhosa idéia, a desse projeto “Museu Mirante do Potengí” ! Digno de aplausos e especial atenção dos governos municipal e estadual, que, concretizando uma parceria possível, realizariam uma obra de real grandeza para o turismo em nossa capital.
Parabéns ao arquiteto mipibuense Ubarana Júnior !