MPRN determina que Município atue para evitar obstáculos das calçadas do centro

fevereiro 3, 2023

Medida visa regularizar faixas livres nas calçadas, tornando o centro acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida O prefeito de São José de Mipibu, José Figueiredo Varela, bem como os secretários Municipais de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, de Obras e Infraestrutura e o Comandante da Guarda Municipal foram oficializados a realizarem atuação conjunta, […].

Rua Barão de Mipibu (centro) de São José de Mipibu - Calçadas com obstáculos

Medida visa regularizar faixas livres nas calçadas, tornando o centro acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

O prefeito de São José de Mipibu, José Figueiredo Varela, bem como os secretários Municipais de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, de Obras e Infraestrutura e o Comandante da Guarda Municipal foram oficializados a realizarem atuação conjunta, para fiscalizar o cumprimento da Recomendação Ministerial Nº 04.23.2158.0000019/2021-77, de 10.04.2022.

Pela Recomendação, assinada pelo promotor de Justiça, Dr. Diego Maia Cantídio, era para haver uma fiscalização permanente e contínua da acessibilidade, nas calçadas públicas, livre de obstáculos, principalmente no centro da cidade, onde há maior concentração de estabelecimentos comerciais, prevenindo a reiteração das condutas irregulares, bem como reprimindo a ocorrência de novas ocupações porventura existentes.

O promotor Diego Maia "determina a imediata adoção das providências necessárias para retirar a ocupação irregular das calçadas públicas no centro de São José de Mipibu, onde há maior irregularidade, por parte de comerciantes e ambulantes efetuando-se inclusive a remoção do necessário para a respectiva desocupação, em cumprimento ao exercício do poder de polícia administrativo, remetendo resposta, acerca das medidas tomadas, no prazo de 30 (trinta) dias".

A Promotoria de Justiça constatou o uso irregular dos passeios públicos do centro, criando obstáculos para a passagem de pedestres e dificultando a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Em matéria publicada pelo blog e o jornal O Alerta, percebe-se que o Poder Público Municipal não cumpria a obrigação de fiscalizar com regularidade esses espaços públicos.

As calçadas constituem bens de uso comum do povo e, portanto, devem ter acesso irrestrito e desimpedido pelos pedestres, sem barreiras físicas constituídas por meio de barracas, camelôs, desníveis, obstáculos, veículos, mercadorias ou objetos em geral.

Rua 1º de Maio - Trilhos sobre as calçadas
Av. Senador João Câmara - Churrasqueira sobre a calçada

2 respostas para “MPRN determina que Município atue para evitar obstáculos das calçadas do centro”

  1. MANOEL MARQUES DANTAS disse:

    Na década de 70 meu avô quando pavimentou as primeiras rua de São paulo do Potengi, fez todos os passeios e retirou todos os obstáculos que haviam principalmente as entradas das casas que avançava pra fora.
    Outra coisa retirar da rua os esgotos que corriam s céu aberto.

  2. Patrícia Andrade disse:

    Está mesmo precisando de agir também em comunidade rural, Taborda é uma delas,Pois não temos calçadas para pedestre e cadeirante,alguns moradores tomam posse do único espaço que deve ser livre para pedestres, penso que deveria haver uma fiscalização para evitar certos erros cometidos por moradores.