2 de julho – Dia Nacional do Hospital
Por FÁTIMA M B F CAPISTRANO Senhor Proprietário e Diretor Presidente do Hospital Psiquiátrico Casa de Saúde de Natal no RN.

Por FÁTIMA M B F CAPISTRANO
Senhor Proprietário e Diretor Presidente do Hospital Psiquiátrico Casa de Saúde de Natal no RN.
Médico Psiquiatra, com Doutorado na Alemanha, Mestre Dr. Severino Lopes da Silva (In memoriam) homem cuja notoriedade foi além do seu tempo. Possuidor de uma biblioteca invejável. Deixou o legado de relevantes serviços prestados a Natal e ao Rio Grande do Norte.

Enquanto ativo, determinou ao Psiquiatra Dr. Franklin Capistrano, tirar as correntes dos pacientes que estivessem em cárcere privado. Solicitou que visitasse a cidade do Natal, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, trazendo para o hospital os excluídos do convívio social por doença não entendível pela população.
Ajudou pacientes da capital e de todo o Estado a terem dignidade, inclusão familiar e social, com pulso firme e AMOR. A cada dia do NATAL, junto com a família, funcionários do hospital e equipe de médicos, sempre manteve a ceia natalina (almoço) como prioridade anual.

Dr. Franklin no discurso do almoço, unia toda a classe de funcionários dando combustível para o hospital continuar trabalhando unido com todos em prol da saúde mental. Os olhos de Dr. Severino brilhavam assistindo o discurso. A alegria era tanta que ele dizia, "- Isso sim, é um Psiquiatra".
Eram assim, nossos maravilhosos almoços de Ceia de Natal, dentro de um Hospital Psiquiátrico onde habitava o AMOR.



Realmente a psiquiatria passou por um processo de evolução enorme, antes os pacientes eram tratados isoladamente e ou sobre efeitos medicamentoso, permanente.