Quase 2 anos da liberação do novo cemitério, os sepultamentos são realizados sem estar concluído

julho 2, 2025

Perder um ente querido é uma dor terrível e capaz de abalar toda a família.

Perder um ente querido é uma dor terrível e capaz de abalar toda a família. Porém, apesar disso, sabemos que a única certeza que temos é que todos nós um dia acabaremos nos despedindo. Quem já perdeu alguém próximo sabe que este momento é de muitas preocupações, principalmente onde será o sepultamento.

Em São José de Mipibu, por falta de espaço no cemitério, no centro da cidade, as pessoas estão sendo enterradas no novo cemitério, na Rua André Avelino Dantas, no Quebra Fuzil, mesmo antes que as instalações estejam totalmente concluídas.

NOVO CEMITÉRIO

Na gestão do então prefeito, Arlindo Dantas, um terreno, na localidade de Quebra Fuzil foi adquirido e murado, sendo o projeto elaborado por arquitetos da prefeitura e somente em dezembro de 2023 foi concedido a licença pelo Idema.

Atualmente, os sepultamentos são realizados sem obedecer o projeto original, onde os jazigos seriam subterrâneos.

Em contato com O Alerta, a arquiteta Luciana Carvalho, disse que “foi  feito um projeto, muito bonito, de um Cemitério Parque, onde teriam várias quadras, totalizando 2.280 jazigos. A prefeitura construiria os jazigos subterrâneos (cada um, com três gavetas) entregando aos familiares do ente querido”.

E acrescenta: “Lutei muito nesse projeto. O projeto contemplava quadras, arruamentos, uma via central larga, capela, centro de velório, espaço administrativo, oferecendo dignidade e respeito aos que forem sepultados no local”, diz.

Planta baixa de como seria o novo cemitério

SEM ESPAÇO PARA ENTERRAR

Em contato com O Alerta, o secretário Municipal de Obras, Raul Nóbrega, declarou: “O cemitério está concluindo e no local tem um coveiro responsável. Importante ressaltar que com toda dificuldade, essa gestão conseguiu minimizar o problema de ausência de um local para realizar sepultamento dos nossos munícipes”.

E adiantou: “Pela ausência de espaço, os sepultamentos estavam sendo realizados na zona rural, causando desconforto aos familiares, pois tinham que enterrar seus entes, nas comunidades de Arenã e Mendes”.

“Vamos melhorar todos os serviços públicos seguindo cronograma financeiro, priorizando a melhoria da qualidade de vida de nosso município como um todo. Quanto a Centro de Velório, esse não faz parte do projeto, porém, vamos buscar recursos para realização”, esclareceu o secretário Raul Nóbrega.

Novo cemitério era para ter um acesso moderno, como esse da foto

Uma resposta para “Quase 2 anos da liberação do novo cemitério, os sepultamentos são realizados sem estar concluído”

  1. Maria de Fátima Freire disse:

    Tive a experiência de participar de de um Cortejo para sepultar uma conhecida, quando fomos surpreendidos com o Portão fechado do espaço que se denomina com o “NOVO CEMITÉRIO PÚBLICO”.
    Um parente da defunta, ligou prá alguém da Prefeitura, enquanto esperamos cerca de uma hora, num horário de 11 horas da manhã, o Coveiro abriu o Portão, e surpresa fiquei, porque o espaço coberto de Mato, sem Passarelas e Quadras adequados, e administrado pelo Coveiro aleatoriamente.
    Se subtende, que vai acompanhar o mesmo esquema do Cemitério Central. Que o Caixão tem que passar por cima dos Túmulos, como costumamos presenciar.
    O que está faltando, pra que tal absurdo seja regularizado?
    Com a palavra?
    A Prefeitura Municipal de São José de M-I-P-I-B-U!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *